O governado de Santa Catarina lançou a “Estação Inverno Santa Catarina”, que terá duração de 1º de junho a 30 de setembro, uma soma de esforços de secretarias para tornar o turismo de frio mais atraente, com a mesma “atenção” da temporada de verão.
Segundo o secretário do Turismo, Evandro Neiva, é a primeira vez que o estado passa a pensar na temporada de frio como um produto turístico. “Temos uma experiência climática que nenhum outro estado têm. As principais características de SC nunca foram trabalhadas no governo. Isso faz com que o investidor, o trade, não tenha competitividade. Nunca vendemos Santa Catarina do jeito que ela é e pela primeira vez vamos admitir a relação climática do nosso estado”.
A iniciativa envolve diversos órgãos públicos estaduais, o Sebrae e a Fecomercio-SC, visando transformar o estado em um destino turístico mais consolidado durante a estação mais fria do ano, que é considera ainda mais duradoura que o Verão. Um dos objetivos é aumentar a ocupação hoteleira e em chalés de temporada de inverno.
Algumas ações
A Polícia Militar de Santa Catarina realizará a Operação Inverno para reforçar a segurança e proteção dos turistas que visitam a região, com cerca de mil policiais militares envolvidos. De acordo com a Secretaria de Assistência Social haverá força-tarefa com os municípios para que pessoas em situação de vulnerabilidade social estejam protegidas nos dias mais frios.