O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), começou, nesta quinta-feira, 24, a elaborar o termo de referência para contratar o anteprojeto de engenharia do contorno rodoviário do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. Este é o primeiro passo técnico para resolver um dos maiores gargalos de trânsito no estado.
O Governo concluirá o termo de referência em 15 dias. Após isso, o documento servirá de base para criar o edital de contratação do anteprojeto. O prazo para finalizar o anteprojeto é de 120 dias. Então, o Governo enviará o projeto ao Ministério dos Transportes, em Brasília. O Governo discutirá também a viabilidade da obra, que pode ser financiada com recursos federais do PAC, com recursos do Estado e da União ou pela otimização do contrato com a concessionária Arteris Litoral Sul.
“O projeto impacta diretamente os catarinenses, apesar de ser uma rodovia federal. Portanto, vamos acelerar as obras. A rodovia terá três pistas no sentido Sul-Norte e dois acostamentos, que não existem hoje. Assim, os caminhões lentos ficarão à direita, liberando as outras pistas para veículos leves”, explicou o governador Jorginho Mello.
Contorno do Morro dos Cavalos
Na quarta-feira, 23, o governador Jorginho Mello apresentou o projeto ao ministro dos Transportes, Renan Filho. O Governo do Estado desenvolveu o projeto em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A proposta inclui a construção de um binário de 5,2 km, com uma ponte sobre o Rio Maciambú, um viaduto sobre a BR-101 e a reformulação da pista existente. O novo trecho suportará até 80 km/h, com foco na segurança e fluidez do tráfego. O Governo estimou o investimento em R$ 291,3 milhões.
O contorno operará no sentido Norte-Sul, enquanto o trecho atual da BR-101 será remodelado para o fluxo Sul-Norte. A nova via contará com duas faixas de 3,6 metros e acostamentos de 3 metros de largura externamente e 1,2 metro internamente. As curvas no final do Morro dos Cavalos permitirão uma velocidade de 60 km/h, enquanto o restante do trecho permitirá 80 km/h.
O projeto também prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Maciambú, com 450 metros de aterro, e um viaduto de 80 metros sobre a BR-101. O Governo reformulará a pista existente, criando três faixas de 3,6 metros no sentido Sul-Norte, além de acostamentos de 3 metros.