O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Administração (SEA), fechou nesta semana uma parceria com o Observatório Social do Brasil em Santa Catarina (OSB-SC). Segundo o governo, a ideia partiu do próprio governador, Carlos Moisés, com o objetivo de aumentar a transparência por meio do fortalecimento do acesso da sociedade civil às informações da administração pública.
A aproximação começou a ser consolidada pela Diretoria de Gestão de Materiais e Serviços da SEA, que é responsável por editar as normas de compras e aquisição de serviços em todos os órgãos do Executivo estadual. Voluntários do OSB-SC conheceram como funciona a atuação do setor.
O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, foi o responsável por iniciar a parceria, com uma primeira reunião realizada em janeiro.
Atualmente, o Observatório Social está em 29 municípios catarinenses que congregam mais de 400 voluntários. Santa Catarina é o primeiro estado a ter um observatório social estadual.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mercado de compras governamentais corresponde, em média, a 13% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Isso significa algo em torno de R$ 850 bilhões somente no exercício de 2017, considerando os dados fornecidos pelo IBGE.