O secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, voltou a se reunir com os prefeitos da Grande Florianópolis na manhã desta terça-feira (14/7).
No encontro virtual foi definido o compromisso, pactuado entre o Governo estadual e as prefeituras, de colocar em funcionamento novos leitos de UTI na região até o fim desta semana para atendimento a pacientes com Covid-19.
Ao todo, a promessa do governo de SC é que sejam ativados cerca de 50 novos leitos de terapia intensiva nas próximas semanas.
A proposta é que estes leitos sejam instalados tanto em unidades da rede estadual, como Instituto de Cardiologia e hospitais Celso Ramos, Nereu Ramos, Florianópolis e o Regional de São José, quanto em unidades não geridas diretamente pelo Estado, como o Hospital de Biguaçu e o Hospital de Caridade.
Custeio dos leitos
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no caso dos leitos a serem instalados no Hospital de Caridade e no Hospital de Biguaçu, os equipamentos serão fornecidos pelo Estado. Nesses dois hospitais, a proposta do governo estadual é que os municípios da Grande Florianópolis ajudem no custeio desses leitos, uma vez que o Estado já repassa recurso em teto máximo da política hospitalar catarinense. No caso dos leitos na rede estadual, o trabalho caberá exclusivamente à Secretaria de Saúde.
O governo também informa que buscará a habilitação para todos os novos leitos, para que esses sejam remunerados pelo Ministério da Saúde, conforme portaria específica do órgão.