Governo relata que não consegue contato com 15 mil na fila de cirurgias eletivas

    Secretaria de Saúde afirma que pacientes precisam manter telefone atualizado

    A Secretaria de Saúde não consegue contato com 14.588 pessoas que estão na fila de cirurgias eletivas em Santa Catarina. O levantamento faz parte de uma triagem com os pacientes que aguardam por um procedimento cirúrgico desde 2017 até 2021.

    A SES afirma que filtrou da fila 26,4 mil cadastrados, sendo 14,5 mil em que não houve o contato, principalmente porque o número de telefone cadastradao não funciona.

    Nesses casos em que os cidadãos não são encontrados via telefone cadastrado, a Secretaria Estadual de Saúde encaminha aos gestores municipais seus dados para que procedimentos de contato telefônico sejam refeitos e uma parte presencialmente.

    Publicidade

    Outras 1.560 pessoas não têm interesse em fazer a cirurgia, enquanto 1.990 já realizaram. O relatório foi apresentado pela Central de Regulação da SES, responsável pelo trabalho de depuração, na Alesc nesta quarta-feira (14).

    Atualmente a fila por cirurgias eletivas em Santa Catarina é de 57.327 pessoas. A SES tem procurado manter a meta de 25 mil cirurgias mensais. “Isso faz com que a fila de 103 mil pacientes que aguardavam em dezembro de 2021 chegasse hoje a cerca de 57,3 mil, ou seja, praticamente a metade não está mais na fila com a depuração e realização das cirurgias”, afirmou na reunião o secretário de saúde, Aldo Baptista Neto.

    Publicidade
    COMPARTILHAR