Grande Florianópolis tem 3,7 mil casos ativos de coronavírus e decreto renovado

    Decreto para a região, renovado na sexta (24), corrige medidas para o comércio; cidades buscam mais testes

    Quatro cidades da Grande Florianópolis – São José, Biguaçu, Florianópolis e Palhoça – reúnem, até esse domingo (26/7), 3.795 pessoas como casos ativos de coronavírus.

    Decreto renovado

    Formando uma região conurbada, as cidades passaram a adotar critérios únicos de isolamento social para o funcionamento do comércio, transporte coletivo e uso dos espaços públicos. O primeiro decreto unificado valia até esse sábado (25/7) e foi renovado na sexta (24), vigente agora até 7 de agosto.

    A renovação do decreto para as quatro cidades apresenta algumas correções importantes para o comércio. Agora podem entrar nos supermercados e grandes lojas até duas pessoas da mesma família quando se tratar de um adulto com criança de até 12 anos. Esse ponto era uma reivindicação da população, especialmente as mães que precisam ir aos supermercados junto com a criança.

    Publicidade

    Também foi estabelecido que considera-se supermercado aqueles cujo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é predominantemente do gênero alimentício. Assim, lojas de departamento que vendam algum tipo de comida não podem abrir alegando que também são supermercados.

    O governo estadual também decretou a suspensão do transporte coletivo para região da Grande Florianópolis. A medida está vigente até 1º de agosto.

    Mais testes

    As prefeituras estão buscando fornecer e realizar cada vez mais testes para coronavírus. São José anunciou nessa semana a aquisição de mais 20 mil testes. Como apurou o Correio SC, Florianópolis deve receber até 50 mil testes do governo federal, apesar de o ministro da saúde ter passado pela cidade nessa semana e não ter feito oficialmente o anúncio. O prefeito da capital, Gean Loureiro, confirmou a possibilidade com um postagem em suas redes sociais nesse sábado. Segundo a rádio CBN Diário, Palhoça também busca adquirir mais 10 mil testes.

    Achatar a curva, diminuir o risco

    Os poderes municipais e estadual trabalharam para achatar a curva de casos de coronavírus e evitar mais um lockdown na região. Os dados das prefeituras mostram que a curva não está tão acelerada quando antes.

    São 10.830 casos de coronavírus nas quatro cidades confirmados até agora. Os dados mais atualizados são de sexta para SJ, Ph e Big e desse domingo para a capital. Desses casos, 6.926 estão recuperados da Covid-19, o que representa 64% dos pacientes livres da infecção. 3.795 permanecem como casos ativos, em tratamento, e 109 pessoas perderam a vida em decorrência da doença respiratória.

    Na avaliação do governo estadual o risco para a Grande Florianópolis continua altíssimo, sendo as maiores prioridades a ampliação de leitos, investigação e testagem de possíveis casos e ampliação de leitos – faltam ainda 40 dos 50 leitos de UTI prometidos para os hospitais da região. A prefeitura da capital tem a mesma avaliação de mais alto nível de risco para coronavírus no município.

    Casos por cidade

    Biguaçu: 768 casos, 208 ativos, 548 recuperados, 12 mortes
    São José: 2.636 casos, 408 ativos, 2.201 recuperados, 27 mortes
    Palhoça: 2.260 casos, 1.146 ativos, 1.091 recuperados, 23 mortes
    Florianópolis: 5.166 casos, 2.033 ativos, 3.086 recuperados, 47 mortes

    Publicidade