Grande Florianópolis pode ter bilhete digital para transporte intermunicipal

    A proposta é que os usuários utilizem o celular para circular nos ônibus entre os municípios, sem necessidade de cartão ou dinheiro em papel

    Santa Catarina iniciou em janeiro os trabalhos para implantação de bilhete digital no transporte intermunicipal urbano e rodoviário de passageiros. A proposta é que o passageiro utilize o celular para circular de ônibus em um sistema único, podendo pagar por QR Code ou Pix, por exemplo. O projeto está em fase de elaboração e desenvolvimento de uma plataforma online.

    A intenção é que a ferramenta integre, no futuro, os programas de bilhetagem dos municípios em um cadastro único, permitindo que o usuários circule de ônibus entre as cidades catarinenses sem a necessidade de uso de cartão ou dinheiro em papel. O projeto do bilhete digital está na fase da elaboração do termo de referência, que envolve o desenvolvimento da plataforma online para o uso dos passageiros.

    A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf), que já atua na integração da rede de transporte coletivo da Grande Florianópolis, participa da iniciativa. Nesta sexta-feira (05/02), o assunto foi abordado em uma reunião do superintendente da Suderf, Thiago Vieira, com o Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf). Segundo ele, recentemente uma equipe técnica esteve em Brasília conhecendo o sistema de bilhetagem da capital federal, a fim de coletar informações para ajustar e selecionar o melhor modelo. “Previsão é que em março tenhamos a concepção do modelo e o termo de referência para que sejam apresentados às empresas e às prefeituras”, afirma Vieira.

    Homem com máscara visto de trás com o celular que mostra um QR Code, que é uma das alternativas de pagamento do bilhete digital em Santa Catarina
    A proposta é que o passageiro utilize o celular para circular de ônibus em um sistema único, podendo pagar por QR Code ou Pix, por exemplo. Ricardo Wolffenbuttel/ Secom/Divulgação/CSC
    Publicidade

    Sistema de transporte integrado na Grande Florianópolis

    Os municípios da Grande Florianópolis estudam integrar o sistema de transportes entre as cidades da região metropolitana. Em 2018, um projeto de lei complementar foi aprovado para viabilizar o sistema integrado de transporte. No ano passado ocorreram reuniões entre Suderf,  Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC e prefeituras para atualizações do status do projeto, apresentação do desenho das linhas e verificação das demandas. Atualmente, o projeto está na etapa de definir o modelo de rede integrada. Segundo a Secretaria da Casa Civil, a intenção é ter essa definição em março e então iniciar o processo de licitação, sem definição de prazos.

    O sistema prevê a reorganização da rede de linhas de ônibus, projetos de infraestrutura viária, construção de novos terminais, modernização da frota de ônibus, formas de pagamento e compra de créditos, interação dos usuários com o sistema, política tarifária e indicadores de qualidade. A integração das linhas municipais e intermunicipais deve atender usuários de nove cidades da região: Antônio Carlos, Águas Mornas, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

    Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br

    Publicidade