Em razão do aumento de casos do novo Coronavírus na Grande Florianópolis, o Governo de Santa Catarina irá instalar um Centro Integrado de Ações contra a Covid-19. A previsão é de que a ação seja nos mesmos moldes da operação que foi instalada para atender a região Oeste, em Chapecó.
Na quarta-feira (10/3), os prefeitos dos municípios da região – Orvino Coelho de Ávila (São José), Salmir da Silva (Biguaçu), Eduardo Freccia (Palhoça), e Gean Loureiro (Florianópolis) – participaram de uma reunião com Eron Giordani, chefe da Casa Civil, com André Motta Ribeiro, secretário de Estado da Saúde, e com secretários municipais de Saúde. O objetivo do encontro foi apresentar as dificuldades que as cidades estão enfrentando com o colapso nas unidades básicas de saúde e de pronto atendimento por conta da pandemia.
De acordo com André Motta Ribeiro, os hospitais privados localizados na capital catarinense que se encontravam fechados devido à superlotação, logo serão reabertos. Ele garantiu apoio ainda maior nas fiscalizações para cumprimento das medidas restritivas que o governo tem adotado.
+ São José mantém medidas de combate à Covid-19, como restrição dos espaços públicos
Nesta quinta-feira (11/3), às 16h, o grupo irá se reunir novamente na Casa Civil, em Florianópolis, para deflagrar a operação de instalar um Centro Integrado de Ações contra a Covid-19, avaliar as demandas e criar ações específicas que minimizem os impactos da pandemia do sistema de saúde.
“Nossas decisões precisam ser conjuntas com o Governo do Estado para que sejam mais efetivas e consigam ajudar os municípios no enfrentamento do cenário atual da pandemia”, lembra o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.
+ Vacinação em São José, Palhoça e Florianópolis
+ Vacinação em Biguaçu
+ MP quer 14 dias de lockdown
Por Évelyn Cazão – redacao@correiosc.com.br