Grupo “Acessibilidade Floripa” inspeciona salas de cinema na Capital

grupo de homens e mulheres posa para foto na porta de uma sala de cinema.; há uma mulher à frente em cadeira de rodas
Objetivo da força-tarefa é garantir os direitos básicos, incluindo a acessibilidade, para as pessoas com deficiência - Foto: MPSC/Divulgação

O grupo “Acessibilidade Floripa” começou a vistoriar os cinemas da Capital. A força-tarefa, conduzida pelo Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da 30ª Promotoria de Justiça, inspecionou na manhã desta segunda-feira (15/10) as cinco salas de cinema do Shopping Beira-mar.

“Queremos garantir os direitos básicos para as pessoas com deficiência, principalmente os direitos da igualdade, da locomoção e da independência”, explica o Promotor de Justiça, que no final do mês entregará para a administração do Shopping relatório com o resultado da vistoria.

Paladino adianta que irá propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as adequações sejam providenciadas. “As correções são de fácil resolução”, comenta o Promotor de Justiça.

Publicidade

As próximas vistorias estão programadas para novembro e dezembro – Shopping Iguatemi e Floripa Shopping, respectivamente.

O grupo “Acessibilidade Floripa” já vistoriou os prédios da Câmara de Vereadores, da Prefeitura da Capital, do Procon Estadual e o Museu Etnográfico de Biguaçu. Em todos os casos foram firmados acordos extrajudiciais e os ajustes estão sendo executados.

Formado por integrantes do MPSC, da Prefeitura de Florianópolis, do Ministério Público do Trabalho e da Associação Florianopolitana de Deficientes Físico (Aflodef), da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o grupo foi criado em fevereiro desse ano com o objetivo averiguar as condições de acessibilidade em prédios públicos e privados de grande circulação de pessoas em Florianópolis.

Publicidade
COMPARTILHAR