Um grupo formado por 20 jovens, oriundos de 9 diferentes cidades e de 8 siglas partidárias, estiveram em Brasília entre 14 e 17 de setembro, em diversas agendas, conhecendo projetos, fontes de recursos e buscando melhorias para as suas cidades e para Santa Catarina. Composta por três vice-prefeitos: Filipe Schmitz (Antônio Carlos), Alexandre Souza (Biguaçu) e Maria Juraci (Penha); Cryslan Moraes (São José), Lucas Souza (Joinville), Alfredo Mecabô (Abdon Batista), Jean Ricardo e Felippe de Souza (Garopaba); além de Sérgio Lima, Alisson Kons, Vinicius Ross, Matheus Pimentel, João Pedro Sansão, Lauro Miguel, Gustavo Mecabô, Valmir Borges, Guilherme Pontes, Raphael Martins e Samuel Vidal, representando diversas organizações.
Durante estes dias estiveram com os três senadores catarinenses, cinco deputados federais por Santa Catarina, uma visita institucional a Embaixada de Luxemburgo, reunião com o Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Organização dos Estados Iberomericanos, Tribunal de Contas da União, além de reuniões em seis ministérios (Turismo; Mulher, Família e Direitos Humanos; Comunicações; Infraestrutura; Desenvolvimento Regional; Cidadania), onde apresentaram projetos de captação de recursos para seus municípios.
Na agenda com o Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o grupo recebeu a informação da vinda da nova sede do órgão para o sul do Brasil para Santa Catarina, além da apresentação de diversos fundos disponíveis para projetos, que podem ser acessados pelos municípios e serão levados pelos jovens para suas cidades.
O grupo de jovens lideranças de Santa Catarina se define como suprapartidário, afirma que colhe bons frutos e que deverá ser oficializado nos próximos meses, para construção de pautas conjuntas e democráticas. A reunião de criação oficial do grupo deverá ser em Penha em novembro, contando com a acolhida da vice-prefeita da cidade, Maria Juraci.
“Essa primeira viagem a Brasília para recuperar nosso dinheiro. Foi muito proveitosa. Saímos fortalecidos, sabendo como fazer e como ajudar a orientar nossos municípios” afirmou o vereador de São José, Cryslan (Novo).