Guarda de São José flagra descarte irregular de lixo em Areias

Homem fugiu e deixou família para trás; guarda afirma que tem feito mais flagrantes por câmeras

Na terça-feira (2/11) a Guarda Municipal de São José conseguiu dar o flagrante em um descarte irregular de lixo no bairro Areias.

Quando os agentes chegaram ao local dando o flagrante, imediatamente o motorista, supostamente dono do caminhão, fugiu para a mata e deixou mulher e filha para trás, que ficaram detidas para lavratura da ocorrência.

De acordo com Ane Warmling, comandante da GMSJ, com o flagrante, a Fundação de Meio Ambiente municipal foi chamada para aplicar multa de descarte irregular.

Publicidade

O caso não é isolado, explica, e há outros flagrantes e atuações feitas pelo sistema de videomonitoramento: “O descarte irregular de lixo acontece bastante em São José. As câmeras de videomonitoramento, quando flagram essa situação, gravam e a gente vai em busca de informações no sistema e faz contato sempre que possível. Aí pedimos para a pessoa recolher, filma ela recolhendo e encaminha depois essa filmagem para medidas administrativas junto à Fundação do Meio Ambiente, que tem os fiscais que autuam”, diz a comandante.

Ela também afirma que há uma atuação conjunta em todo o município. “Geralmente esses descartes são de pessoas do próprio município e acontecem ou em loteamentos mais abandonados, como é o caso desse em areias, ou em locais onde já são sabidos que depositam esse tipo de lixo, como restos de material de construção, camas, material de toda a sorte”.

Além de terrenos baldios em Areias e outros pontos no entorno da Av. Das Torres, há descarte também em áreas mais urbanizadas, com a rua Nereu Ramos, em Campinas, onde recentemente a prefeitura fez um mutirão de limpeza.

homem sobre reboque de carro onde há diversas partes metálicas, como portas de automóvel, ao lado de terreno baldio cmom muito lixo espalhado em areias
Região de Areias, no entorno da Av. Das Torres, sofre com ação de clandestinos que descartam lixo e peças em qualquer lugar – Google/Divulgação/CSC

“A Guarda Municipal de São José está atenta e tem atuado quando necessário. O videomonitoramento tem funcionado na fiscalização, atuando em flagrante”, finaliza Warmling.

Na capital: projeto para coibir clandestinos

Na semana passada a prefeitura de Florianópolis iniciou uma articulação com a câmara para formular uma lei e um programa municipal de forma a coibir ao máximo a coleta de lixo reciclável feita por clandestinos, para evitar situações de descarte irregular de lixo na cidade e na região. A ideia é fortalecer a destinação dos recicláveis às associações de triagem (catadores), gerando emprego, renda e destinação correta dos resíduos.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade