A partir desta terça-feira (07/01), a Emergência do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, começa a adotar um novo modelo para atender pacientes classificados com prioridades mínima (azul) e baixa (verde). Esses pacientes irão para o Alô Saúde Floripa, que fará o atendimento por teleconsulta, utilizando recursos de áudio e vídeo. Um profissional estará no hospital para orientar os pacientes e fazer os encaminhamentos necessários.
Michel Faraco, diretor do HGCR, explica que o novo modelo busca otimizar os atendimentos, levando em consideração a gravidade de cada caso. “Acolheremos e classificaremos os pacientes conforme a gravidade, como já acontece. Porém, atenderemos remotamente os casos menos graves, enquanto encaminharemos os mais críticos para a equipe médica presencial da Emergência”, afirma.
A equipe do Alô Saúde Floripa também atenderá pacientes de outros municípios. Eles serão encaminhados para consultas presenciais na Atenção Primária à Saúde (APS) ou seguirão com o acompanhamento remoto, conforme a necessidade.
Essa mudança visa organizar melhor o fluxo de atendimentos no hospital, que realiza cerca de 7,5 mil atendimentos mensais. De acordo com o Protocolo Catarinense de Acolhimento, 26% desses atendimentos têm classificação de prioridade mínima ou baixa. Além disso, 42% têm classificação de prioridade média e 32% exigem maior urgência.
A medida segue os princípios do SUS, garantindo que cada paciente receba o atendimento adequado à sua condição. O HGCR continua sendo referência em várias especialidades, como neurologia, ortopedia e tratamento de AVC agudo, e oferece atendimento de emergência 24 horas.