Ideb 2021 mostra melhor Ensino Fundamental inicial em SC e piora no Ensino Médio

    No geral, toda a educação brasileira foi impactada com a pandemia

    O governo federal divulgou nesta sexta-feira (16/9) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes a 2021. Os números nacionais mostram uma piora no cenário de educação em comparação a 2019, resultado do impacto da pandemia.

    Santa Catarina, se comparada com outros estados, teve bom desempenho: conseguiu 6 primeiros lugares das 10 principais avaliações. Se comparada consigo mesmo, houve melhora no Ensino Fundamental e piora na avaliação do Ensino Médio.

    Segundo a Secretaria do Estado de Educação (SED) o resultado do EM decorre do cálculo feito pelo Ideb, que avalia o conhecimento dos alunos através das provas (Saeb) e a quantidade de reprovações. Assim, segundo a SED, com uma taxa de reprovação em 19,5% em 2021 o Ideb do Ensino Médio em SC foi derrubado, apesar de bom desempenho dos estudantes de escolas públicas e privadas – os quais chegaram a ficar em primeiro lugar em alguns quesitos.

    Publicidade

    A maior parte do país teve retração na análise do conhecimento dos alunos, incluindo a rede privada, que teve novamente médias mais altas do que o setor público. Aproximadamente 5,3 milhões de estudantes foram avaliados. Os resultados municipais ainda serão divulgados.

    Ensino fundamental em SC: 6,5 e 5,3

    Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estado catarinense alcançou o primeiro lugar no Ideb de 2021, com o índice de 6,5. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, SC teve nota 5,3 e ficou em quarto lugar, empatado com Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. O cenário é de uma melhora no Ensino Fundamental em Santa Catarina, que havia chegado aos resultados de 5,9 e 5,2 em 2019 para anos iniciais e finais, respectivamente.

    Ensino Médio em SC: 3,9

    Já no Ensino Médio – unindo as avaliações de escolas públicas e privadas – SC teve uma nota de 3,9, ficando em 18º lugar entre os estados; em 2019 havia sido 4,2. Na avaliação apenas do setor público a nota foi de 3,6.

    Estudantes de Ensino Médio em Santa Catarina
    Ideb do Ensino Médio catarinense caiu de 4,2 para 3,9 – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação

    Apesar da nota baixa, há pontos positivos. Em matemática no Ensino Médio, o resultado no estado subiu do sexto lugar em 2019 para o terceiro lugar em 2021. Já na prova de língua portuguesa avançou do oitavo lugar em 2019 para o quarto lugar em 2021.

    Segundo análise da Secretaria de Estado da Educação a piora na avaliação do índice no Ensino Médio ocorreu porque o estado preferiu reprovar alunos do que passá-los sem condições de conhecimento suficiente. A SED afirma que outros estados fizeram aprovação automática dos estudantes, o que se refletiu em nota melhor do Ideb. Em 2019 a taxa de aprovação de estudantes do Ensino Médio em SC (público e privado) foi de 82%, enquanto em 2021 foi de 80,5%.

    “Santa Catarina foi um dos primeiros Estados a retornar às atividades presenciais. Por isso, adotou a possibilidade de reter os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, enquanto a maioria dos Estados optou pela aprovação automática. Por isso, o indicador mais neutro de avaliação é o resultado das provas do Saeb, aplicadas em todos os Estados”, argumenta a secretária adjunta de Estado da Educação, Maria Tereza Cobra.

    Cenário do Ideb 2021 mostra taxas de aprovação por território
    Cenário do Ideb 2021 mostra taxas de aprovação por território; SC teve alta em reprovações para barrar alunos sem conhecimento suficiente – Inep/Reprodução/CSC

    Bolsa permanência

    Para tentar reverter o quadro de evasão escolar o governo de Santa Catarina criou a bolsa estudante, em vigência até 2024. Neste ano foram incluídos no estímulo à permanência na escola 57 mil estudantes do Ensino Médio, que receberão R$ 6.250 em 11 parcelas de R$ 568, caso tenham ao menos 75% de frequência nas aulas.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR