Idosos quebram jejum de dois anos e retomam atividades no Cati

Centro oferece aulas de dança, ginástica, hidro e pilates

Dona Neusa, de 82 anos, aposentada, moradora do bairro Barreiros, mãe de três filhos, cinco netos e 3 bisnetos começou a semana entusiasmada. Depois de dois anos de pandemia dedicando o tempo para confeccionar cachecóis, toucas e pantufas, pode rever nesta manhã desta segunda-feira (25/4) os amigos do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).

Assim como dona Neusa, outros idosos participaram hoje da primeira dia de atividades. “Estamos todos felizes com este regresso, agradecemos ao prefeito Orvino e todos que estão nos atendendo, muito obrigada!” , afirmou dona Neusa aos olhos do professor de ginástica Sandro.

Retorno das atividades no Cati de São José
Centro de Atenção à Terceira Idade reinicia atividades presenciais suspensas por conta da pandemia, ofertando aula de ritmos, ginástica, hidro e pilates – PMSJ/Divulgação/CSC

Ao todo 1.768 idosos se inscreveram para a retomada das aulas presenciais no Cati. Entre as modalidades oferecidas estão ginástica, pilates, aula de ritmos e hidro. A professora Sarah Stuart de Souza, que ministra as aulas de hidroginástica do CATI, destaca os benefícios da atividade para todas as faixas etárias, principalmente para os idosos. Tanto para o fortalecimento de vínculos, foco do Centro de Atenção à Terceira Idade, como também para o organismo, promovendo o fortalecimento ósseo e muscular.

Publicidade

“Hoje dia 25 de abril, uma data histórica para a cidade de São José, depois de um período pandêmico, estamos retomando às nossas atividades presenciais do Cati, um espaço de suma importância para a cidade, um espaço que foi fechado por conta da pandemia e serviu de abrigo para outros equipamentos da Prefeitura e hoje estamos muito felizes de retomar as nossas atividades.” Pontua a Diretoria do Cati Nahdja Anderson.

Retorno das atividades no Cati

As atividades presenciais do Cati estavam suspensas desde 18 de março de 2020 devido ao Covid-19. Os idosos puderam realizar atividades não presenciais por grupos nas redes sociais durante o período. Para preparar o retorno dos idosos às aulas práticas, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, capacitou oficineiros nas última semana abordando conteúdos ligados à saúde. “Ficamos satisfeitos enquanto equipe poder retomarmos as atividades com os idosos, proporcionando um atendimento amplo e qualificado”, pontua a secretária Norma Warmiling.

Além disso, a Prefeitura também elaborou o retorno do Programa “São José , amigo do idoso, vivenciando experiências”. O serviço garante o benefício do passeio mensal aos idosos, de até 150km ida e volta. Além disso, serão distribuídos kits para confraternizações entre os grupos.

Publicidade
COMPARTILHAR