O governo do estado deu a ordem de serviço para o início da instalação da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta quinta-feira (15). A empresa contratada para o serviço, por licitação, é a Quantum Engenharia, ao custo de R$ 8,9 milhões.
A primeira licitação para a execução do serviço foi realizada em 2019, no mesmo ano da reabertura da ponte. Mas disputa judicial atrasou a execução, que foi ficando mais cara – inicialmente era cotada em R$ 7,6 milhões. Em dezembro daquele ano foi aberta a licitação para a escolha da empresa para executar a iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz e em abril de 2020 assinada a ordem de serviço para o trabalho. Durante a execução, a empresa vencedora pediu prorrogações, alegando que estava importando os equipamentos de iluminação.
Em outubro de 2020, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, foi constatado que os equipamentos utilizados não atendiam às especificações do edital. Em fevereiro de 21 o contrato foi rescindido unilateralmente pelo governo, após notificações para correção, aplicada uma multa e então partiu-se para um novo edital.
A vencedora inicial judicializou o processo, interrompendo o início do serviço. Após conclusão do novo edital, foi assinada nesta quinta-feira a ordem de serviço, com prazo de conclusão de seis meses. A assinatura foi dada pelo governador, Carlos Moisés, o secretário de Infraestrutura e representantes da empresa.