Incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foi controlado

Área da unidade de conservação foi monitorada durante toda a madrugada, com constatação de que o incêndio foi controlado após 40 horas de combate

sobrevoo arcanjo incendio controlado parque estadual serra do tabuleiro - cbm
Helicóptero Arcanjo, dos bombeiros, sobrevoou parque na manhã desta quinta (12/9) e não encontrou focos de incêndio - CBM/Divulgação

Depois de um dia tenso no combate às chamas, esta quinta-feira (12/9) iniciou com um cenário positivo, com a confirmação de que o incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foi controlado.

Foram aproximadamente 40 horas de fogo, em que a situação havia sido controlada no início da quarta-feira, mas ao longo do dia revertida em um quadro com diversos focos se alastrando por causa do tempo seco e do vento. À meia-noite de quinta aparentemente o fogo estava extinto. Também durante a madrugada houve chuva fraca e de pouca quantidade.

Na madrugada desta qunita, as equipes de plantão na Serra do Tabuleiro, em Palhoça, comandadas pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José, trabalharam com rondas noturnas a cada 30 minutos, vistoriando as estradas Velha, Morretes e Espanhola, que cruzam a área afetada. Às 01h30min, 5h e 6h foram realizados sobrevoos com drone e não foram constatados focos de incêndio.

Publicidade

No início da manhã desta quinta-feira, a aeronave Arcanjo fez um sobrevoo e constatou que a situação segue controlada. Apenas pequenos focos remanescentes, em área já queimada e sem possibilidade de se alastrar foram avistados. Apenas um foco fora da região queimada foi identificado, porém já controlado.

Ficaram de prontidão para o trabalho os bombeiros militares e comunitários dos batalhões de São José, Tubarão, Brusque, Itajaí e forças-tarefa de Criciúma e Balneário Camboriú.

O Governo do Estado convocou uma coletiva de imprensa para essa quinta, às 14h15 na sede da Defesa Civil, para dar mais informações sobre o caso. Até o momento se estima que a área queimada passou de 500 hectares.

Publicidade