Incêndio provocado em parque destruiu 200 hectares e foi controlado durante a noite

Incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro no Natal queimou 200 hectares
Incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro no Natal queimou 200 hectares - Foto: CBM/Divulgação/CSC

O terceiro grande incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro no ano foi controlado durante a noite pelas equipes de Bombeiros Militares. Imagens divulgadas pela corporação na manhã dessa terça-feira (26/12) não mostram focos e, segundo a corporação, a estimativa inicial é de 200 hectares de restinga queimados.

O incêndio foi novamente provocado dentro da maior unidade de conservação, na área do parque na baixada do Maciambú, em Palhoça, historicamente alvo de invasões imobiliárias, agropecuária ou por retaliação a projetos ambientais.

Publicidade

Os incêndios no local não ocorrem de forma natural, apenas por ação humana, seja de forma intencional ou não. A indicação dessa ocorrência, iniciada na manhã de Natal, é de um incêndio criminoso, ateado em ou menos dois pontos diferentes da área de restinga para queimar a maior área possível. Com o tempo seco, focos em diferentes lugares, presença dos pinus e muito vento o fogo rapidamente se alastrou.

Logo o plano de contigência de incêndios no parque foi acionado (criado em 2019 após a maior ocorrência dos últimos anos) para frear o avanço do fogo. Dois helicópteros e dezenas de agentes foram empregados para apagar as chamas. A aeronave Arcanjo 1, do CBM, despejou 68 vezes água em pontos estratégicos.
Houve momento tensos em que as chamas chegaram muito próximos a casas, mas foram contidas. Por causa do excesso de fumaça e baixa visibilidade, a Rodovia Evádio Paulo Broering que dá acesso à Praia do Sonho, Ponta do Papagaio e Pinheira foi interditada durante a segunda.

O Corpo de Bombeiros Militar empregou 31 combatentes de Palhoça, São José e Santo Amaro da Imperatriz, com 4 viaturas e dois helicópteros (um da PM e outro dos bombeiros).

Publicidade
COMPARTILHAR