O terceiro grande incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro no ano foi controlado durante a noite pelas equipes de Bombeiros Militares. Imagens divulgadas pela corporação na manhã dessa terça-feira (26/12) não mostram focos e, segundo a corporação, a estimativa inicial é de 200 hectares de restinga queimados.
O incêndio foi novamente provocado dentro da maior unidade de conservação, na área do parque na baixada do Maciambú, em Palhoça, historicamente alvo de invasões imobiliárias, agropecuária ou por retaliação a projetos ambientais.
Incêndio foi provocado em ao menos dois pontos da área de restinga do Parque da Serra do Tabuleiro na manhã de Natal. Nessa terça sobrevoo feitos pelos Bombeiros na região mostra que focos foram extintos, com estimativa inicial de 200 hectares afetados, no Sul de Palhoça. pic.twitter.com/o44p1noF8w
— Correio de Santa Catarina (@CorreiodeSC) December 26, 2023
Os incêndios no local não ocorrem de forma natural, apenas por ação humana, seja de forma intencional ou não. A indicação dessa ocorrência, iniciada na manhã de Natal, é de um incêndio criminoso, ateado em ou menos dois pontos diferentes da área de restinga para queimar a maior área possível. Com o tempo seco, focos em diferentes lugares, presença dos pinus e muito vento o fogo rapidamente se alastrou.
Logo o plano de contigência de incêndios no parque foi acionado (criado em 2019 após a maior ocorrência dos últimos anos) para frear o avanço do fogo. Dois helicópteros e dezenas de agentes foram empregados para apagar as chamas. A aeronave Arcanjo 1, do CBM, despejou 68 vezes água em pontos estratégicos.
Houve momento tensos em que as chamas chegaram muito próximos a casas, mas foram contidas. Por causa do excesso de fumaça e baixa visibilidade, a Rodovia Evádio Paulo Broering que dá acesso à Praia do Sonho, Ponta do Papagaio e Pinheira foi interditada durante a segunda.
O Corpo de Bombeiros Militar empregou 31 combatentes de Palhoça, São José e Santo Amaro da Imperatriz, com 4 viaturas e dois helicópteros (um da PM e outro dos bombeiros).