Um incêndio iniciado próximo ao pedágio da BR 101 em Palhoça neste domingo (8/12) afetou uma área de 47 hectares. Os bombeiros foram acionados por volta das 10h e à meia-noite haviam controlado os focos. Às 4h e 14h dessa segunda (9) houve reignição e as equipes tiveram de voltar ao local, conhecido como Três Barras e que faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares, o helicóptero Arcanjo 1 foi acionado para atuar no combate às chamas. O fogo foi provocado em uma área no lado leste do pedágio, mas com os fortes ventos desse domingo, rapidamente se alastrou para o outro lado, maior área afetada.
Atuaram no combate, além do helicóptero, equipes com três caminhões – um da concessionária Autopista Litoral Sul e dois caminhões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros, de São José e Palhoça. Ainda, a aeronave da Polícia Militar (Águia 2) esteve no local.
De acordo com o CBM, só com o Arcanjo foram lançados 25 mil litros de água para extinção das chamas. Uma residência chegou a ficar cercada pelo fogo, porém uma equipe por terra conseguiu neutralizar o avanço e preservar a casa. Ainda durante o atendimento, o Arcanjo teve de ser deslocado para atender ocorrência em que uma criança de 7 anos estava engasgada por alimento. Ela foi levada ao hospital infantil e passa bem.
Por terras as equipes continuaram combatendo o incêndio florestal na área que tem muitos pinus e é próxima às áreas incendiadas do parque em setembro. Na tarde desta segunda o helicóptero voltou a combater as chamas no local.