No final desta segunda-feira (17/9), por volta das 22h, o Dnit deu início à ampliação da Via Expressa, entre Florianópolis e São José. Será construída a terceira faixa em cada sentido da rodovia BR-282, que liga a BR-101 às pontes de acesso à ilha.
O contrato entre o órgão e empresa responsável, a Britagem Vogelsanger, foi assinado no último dia 12, com prazo de um ano para execução. Técnicos da empresa e do próprio Dnit estão projeções otimistas de que a conclusão pode se dar em 10 meses. O valor contratual é de R$ 26 milhões.
O Dnit informou que as principais intervenções ocorrerão durante a noite, das 21h às 6h, para não prejudicar o trânsito, como deslocamento de caminhões e materiais, mas que “a obra será 24h”, como afirma o superintendente Ronaldo Carioni Barbosa. Durante o dia, das 6h às 21h, os trabalhos serão menos intensos ao longo dos 5,6 quilômetros da Via Expressa.
“É uma obra falada há muito tempo e que muita gente não acreditava que sairia do papel, mas agora é um fato histórico”, afirma o superintendente.
Projetada na década de 1980, há pelos menos 15 anos se fala na ampliação da Via Expressa, que passou a receber um fluxo diário de carros quatro vezes maior (100 mil/dia) do que o previsto inicialmente.
A proposta do Dnit é que a utilização dessas faixas adicionais seja prioritária, ou mesmo exclusiva, para o trasporte coletivo, motos e veículos de emergência, porém a decisão deverá ser um entendimento entre os órgãos municipais e estaduais.