A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou nesta quinta-feira (25/6),o edital do Vestibular de Inverno 2020 – Processo Seletivo Especial com informações sobre as três formas de avaliação para 1.040 vagas de 37 cursos de graduação da instituição. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas entre 29 de junho e 21 de agosto.
A universidade fará um processo seletivo especial devido à impossibilidade de realizar provas presenciais durante a pandemia de Covid-19. Para participar da seleção o candidato deverá optar por um dos critérios abaixo:
- Nota geral do Enem: apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2016, 2017 ou 2018;
- Média final do Vestibular da Udesc: apenas para candidatos que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da Udesc e que não foram reprovados ou eliminados. É possível fazer nova opção de curso;
- Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio.
Mais detalhes sobre cada forma de avaliação podem ser conferidos no item 3 do edital. As inscrições serão homologadas em 14 de setembro, e a primeira chamada está prevista para ocorrer até 28 de setembro. Os aprovados deverão iniciar as aulas pela Udesc no segundo semestre letivo de 2020 da universidade.
Confira onde há oportunidades de estudo da Udesc:
- Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
- Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
- Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
- Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
- Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
- Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
- Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
- Laguna (Ceres): Ciências Biológicas (Biologia Marinha e Biodiversidade) e Arquitetura e Urbanismo;
- Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;
- São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.
“Essa configuração do vestibular é adaptada para este período excepcional de pandemia, no qual tivemos que encontrar maneiras de sermos inovadores e enfrentarmos o problema”, avalia o vice-reitor da universidade, Luiz Antonio Ferreira Coelho, que também é coordenador do Grupo de Trabalho do Vestibular da Udesc.
O calendário do Vestibular de Verão 2021 da Udesc está mantido, com provas presenciais a serem realizadas em novembro, para ingresso no primeiro semestre do próximo ano, no entanto, a universidade acompanhará a situação da pandemia e poderá implementar soluções semelhantes às medidas do Vestibular de Inverno 2020.