Interrupção parcial na navegação da Lagoa da Conceição durante obras da nova ponte

Foto: PMF/Divulgação

A Prefeitura de Florianópolis anunciou que, a partir desta terça-feira (01/10), haverá uma interrupção parcial na navegação na Lagoa da Conceição. A interrupção será no canal provisório em meio às obras de construção da nova ponte (entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio). Assim, entre os dias 1º e 10 de outubro, todas as embarcações, incluindo jet skis, ficarão paradas por duas a três horas diárias. Portanto, os navegantes devem ficar atentos à sinalização náutica para evitar acidentes.

Essa interrupção é necessária para concluir o escoramento provisório de madeira entre os pilares P4 e P7 da nova ponte. Anteriormente, em maio, ocorreu uma interrupção semelhante para transferir equipamentos e continuar o estaqueamento de quatro pilares.

Atualmente, a equipe está finalizando a estrutura da pista entre os pilares P1 e P4, sendo que restará apenas a aplicação do asfalto. Ao mesmo tempo, a montagem do sétimo pilar está em andamento, como ocorreu com os seis primeiros.

Publicidade

Desde o início das obras, em abril do ano passado, a equipe já concluiu o estaqueamento metálico das fundações dos pilares e a estrutura da pista. Além disso, finalizaram os aterros que receberão as cabeceiras da nova ponte.

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte terá 214 metros de extensão e 17 metros de largura, incluindo duas faixas de rolamento e passeios laterais de 2,5 metros. Além disso, uma ciclovia bidirecional conectará a estrutura à ciclovia das Rendeiras e ao terminal da Lagoa.

Todas as obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda., pelo prazo de dois anos.

Publicidade
COMPARTILHAR