A retirada de uma grande quantidade de lixo de uma residência em Barreiros, São José, foi alvo de uma operação da prefeitura nessa segunda-feira (26). O problema, considerado de saúde pública, estava relacionado à acumulação excessiva de objetos na casa e no pátio, que levou a uma ação coordenada entre as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Segurança e Assistência Social do município.
A moradora, diagnosticada com comportamento de acumulação compulsiva, já havia sido autuada pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos e pela Vigilância Sanitária. A ausência de colaboração nas semanas anteriores resultou na necessidade de equipes realizarem a retirada segura do lixo acumulado.
A operação, segundo a prefeitura, envolveu nove viagens de caminhão, incluindo papa-entulhos, resultando na retirada de 100 metros cúbicos de entulhos apenas do lado externo da residência.
A retirada foi necessária, pois a situação apresentava risco para a própria saúde da acumuladora, mas também para os moradores do entorno, devido à possibilidade de proliferação de vetores de doenças, especialmente o mosquito transmissor da dengue. Além da remoção do lixo, o ambiente foi limpo para reduzir os riscos de contaminação.
A moradora recebeu atendimento médico e social no local, foi encaminhada para cuidados médicos com o Samu e posteriormente foi oferecido acolhimento temporário.
“A Prefeitura reforça que o combate à doença também depende do cidadão e dos seus cuidados domiciliares, uma vez que a proliferação do mosquito tem ocorrido sobremaneira nas residências e espaços privativos”, salientou a diretora de Vigilância Epidemiológica Katheri Zamprogna.