Depois de um outono com temperatura acima da média em Santa Catarina, os catarinenses deverão ter menos frio no inverno.
De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de uma estação mais quente do que o normal no estado. “Mas isso não significa que não haverá episódios de frio significativo com temperatura. próxima de 0°C e negativa, com formação de geada ampla e até neve nas áreas altas do Estado, com a chegada de massas de ar polar, comuns nesta época do ano”, diz a meteorologista Gilsânia Cruz.
Ela explica que, neste inverno, as massas de ar frio devem se deslocar rapidamente pelo Sul do Brasil, alternando com períodos mais aquecidos, devido a possíveis bloqueios atmosféricos.
Com a chegada do inverno às 17h51 nessa quinta-feira, Santa Catarina se prepara para uma estação que promete ser marcada por temperaturas variáveis e condições agrícolas favoráveis, segundo informações a Epagri.
Quanto à precipitação, espera-se um inverno mais seco que o habitual, com chuvas abaixo da média climatológica, especialmente nos meses de julho e agosto. Apesar disso, eventos pontuais de chuvas intensas não estão descartados, o que pode impactar os totais mensais de precipitação.
No setor agrícola, as expectativas são positivas para a safra de inverno 2024/2025. Após uma safra anterior afetada por excesso de chuvas durante o período de maturação e colheita, espera-se uma recuperação com maior produtividade. A área plantada de culturas como alho, cebola, trigo e cevada deve ser reduzida, exceto pela aveia, que terá uma expansão significativa.