Jardim Botânico de São José celebra nove anos

Reserva ambiental é único jardim botânico de Santa Catarina reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente

O Jardim Botânico de São José conta com uma área de 160 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada. Fotos: Divulgação/Alínea Urbanismo

Nesta quarta-feira (14), o Jardim Botânico de São José comemora nove anos. Desde sua inauguração em 2015, o Jardim Botânico Municipal tem sido um espaço dedicado à preservação da biodiversidade e à educação ecológica.

Integrado ao Sistema Nacional de Jardins Botânicos, o Jardim Botânico ocupa uma área de 160 mil metros quadrados e foi desenvolvido em parceria com a Alínea Urbanismo. Além de servir como área de lazer, o espaço funciona como centro de pesquisa, conservação e educação ambiental.

“Desde o início, nosso objetivo foi criar um espaço que unisse o urbanismo de qualidade à conscientização e lazer, promovendo a importância da biodiversidade e da sustentabilidade”, diz Davi Souza, presidente da Alínea Urbanismo. O Jardim Botânico oferece trilhas ecológicas, estufas de plantas e áreas de exposição e aprendizado.

Situado no entorno do loteamento Jardim Botânico, o espaço também é usado para eventos comunitários.
Publicidade

O Jardim Botânico de São José abriga espécies nativas e exóticas e serve como local para pesquisas científicas e atividades de educação ambiental. Situado no entorno do loteamento Jardim Botânico, o espaço também é usado para eventos comunitários.

João Neves Toledo, ex-presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e um dos idealizadores do projeto, destaca o impacto do Jardim Botânico: “Este é um trabalho de destaque nacional, inovador até os dias de hoje. Uma oportunidade única em nosso estado.”

 

Publicidade