A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) vai iniciar nesta segunda-feira (22/7) a troca dos parafusos das juntas de dilatação da ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis.
As peças — extremamente específicas pelo jeito, já que ninguém no estado poderia ter fabricado — foram compradas em maio e só chegaram agora. A fabricação é nacional. O prazo final para a entrega era nesta segunda. Foram os parafusos que quebraram em duas oportunidades recentes e mostraram o descaso histórico com a manutenção das pontes de ligação ilha-continente.
As trocas dos parafusos na Pedro Ivo ocorrerão de madrugada, a partir das 23h, ao longo dessa semana, juntamente com a limpeza das calhas de recolhimento de água pluvial.
Para a execução dos trabalhos, será necessário o fechamento de uma das pistas no sentido Continente-Ilha. A previsão é que os serviços terminem sempre por volta de 5 horas da manhã. Os trabalhos serão realizados pelas empresas executora e supervisora da obra, pela equipe técnica da SIE, com o apoio da Polícia Militar, e devem terminar na sexta-feira (26).
Na ponte Colombo Machado Salles, que é mais antiga que a Pedro Ivo, não há a utilização de parafusos na juntas de dilatação, mas mesmo assim será feita inspeção e manutenção nos passadiços.
A compra foi feita pela Cejen Engenharia, empresa contratada ao custo-base de R$ 29 milhões.