A Justiça Eleitoral determinou nessa quarta-feira (11/11) a suspensão de uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São José que seria publicada nesta quinta-feira (12/11) pelo Jornal Notícias, de Biguaçu.
O juiz Rafael Rabaldo Bottan, da 84ª Zona Eleitoral, atendeu pedido da coligação Experiência Faz a Diferença (DEM, MDB, Avante, PSD, PSC, PROS e PSB) a respeito de três alegações que comprometeriam a lisura da pesquisa, contratada com o Instituto Mapa.
“Com efeito, no caso dos autos, a coligação demonstrou, sumariamente, a existência de irregularidades no plano amostral, especificamente no que diz respeito à ponderação do nível econômico do entrevista e área física de realização do trabalho a ser executado, de modo que é impositiva a concessão da tutela de urgência para impedir a divulgação da pesquisa, sob pena de comprometer a lisura do processo eleitoral poucos dias antes da realização do pleito”.
O juiz determinou multa de R$ 53 mil ao contratante em caso de desrespeito à decisão. O jornal promete recorrer para poder divulgar a pesquisa, que pode ser publicada no máximo até a sexta-feira (13).