Exames em postos de saúde

profissional mede a pressão no braço de uma paciente

Usuários de serviços públicos de saúde de São José apontam que a coleta de sangue, urina e demais para exames deveria ser feita diretamente na unidade de saúde onde estão sendo atendidos.

Atualmente, o paciente tem que solicitar o agendamento e aguardar a administração do posto lhe telefonar em alguns dias ou até mais de uma semana depois. Então, é encaminhado a um laboratório, muitas vezes distante do local onde mora, para a coleta do material.

Depois de mais um tempo de espera, vêm os resultados. Só daí é que voltará a disputar uma vaga para que o seu médico lhe diga o que tem e o medique.

Publicidade

Segundo os reclamantes, cada vez que necessitam de atendimento médico que implique em exames terceirizados, além de três faltas ou atrasos ao trabalho, ainda têm que dar conta da despesa extra e com o transtorno do deslocamento, que seria desnecessário caso cada unidade de atendimento realizasse as coletas e providenciasse o envio ao laboratório.

Talvez seja possível. Fica a dica e o pedido para que a Secretaria Municipal de Saúde estude o problema.

Vergonha

O governador Pinho Moreira (MDB) declarou que o corte de verbas federais para manutenção de estradas em SC é “uma vergonha” e cobrou da bancada catarinense no Congresso ações para evitar que o corte atinja os R$ 146 milhões, divulgado pelo governo federal.

Em sua fala, Moreira tratou de responsabilizar genericamente a administração pública da União e o trabalho dos deputados e senadores catarinenses. Evitou, o quanto pode, apontar os canhões para o verdadeiro foco do problema: o presidente Michel Temer, que representa o mesmo MDB manipulando a caneta que provocou o aperto.

Nada como um ano eleitoral para desvelar as hipocrisias da vida…

Cadeiras de rodas

O governo do estado declarou ter praticamente zerado a lista de espera por cadeiras de rodas para pacientes com dificuldades de mobilidade, com a entrega de 37 equipamentos motorizados a usuários de diversas cidades. Segundo a secretaria estadual de Saúde, foram pouco mais de 60 cadeiras fornecidas este ano.

Rumo à Finlândia

A atleta Micaela Melo, de São José, que venceu o campeonato brasileiro sub-20 na categoria 100 metros com barreiras, apronta as malas para defender as cores brasileiras na Finlândia, em meados de julho. Leva consigo, além da enorme bagagem de sucessos em outras competições internacionais, o orgulho de todos os catarinenses.

Publicidade
COMPARTILHAR