A UFSC e o governo no estado firmaram parceria para realização de testes de coronavírus. Quatro laboratórios da universidade estão à disposição para rodagem dos testes RT-PCR, que exigem equipamentos específicos.
Dessa forma, a instituição federal presta apoio ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), responsável até o momento por centralizar toda a demanda de testes em Santa Catarina. De acordo com o governo estadual, Lacen vem produzindo uma média mensal de mil testes.
Na quinta-feira (26) foram iniciados os testes na UFSC. Segundo a universidade, inicialmente farão parte da força-tarefa o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS/CCS), o Laboratório de Virologia Aplicada (MIP/CCB) e o Laboratório de Protozoologia (MIP/CCB), podendo ser ampliado o número de laboratórios envolvidos de acordo com a necessidade de ampliação do número de testes a serem realizados.
Nesse momento da pandemia, os laboratórios são essenciais porque os testes do tipo RT-PCR exigem não apenas os kits para comprovação da presença do Sars-Cov-2 (novo coronavírus) em um paciente, mas também a aparelhagem, que faz um procedimento de síntese de DNA para identificar o agente biológico.
Até esta sexta-feira (27), Santa Catarina tem a confirmação de 163 casos de coronavírus.