As obras de revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição têm dois focos principais: a implantação de uma nova praça no Centrinho e a construção do trapiche do Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, coordena esses projetos. Como resultado, moradores e turistas poderão desfrutar de melhorias significativas na região.
Implantação da Praça do Centrinho
A construção da nova praça na Rua Henrique Vera do Nascimento, com 650 metros quadrados, começou recentemente. Ela substituirá o antigo passeio pavimentado. A obra inclui a instalação de um piso de concreto, sanitários acessíveis, bancos, mesas e paisagismo renovado. Além disso, a iluminação será aprimorada e novas lixeiras serão instaladas. Dessa forma, a praça oferecerá mais conforto e acessibilidade a todos que circulam pelo Centrinho.
Trapiche do Terminal Lacustre
A construção do trapiche de madeira começou em outubro de 2024. A equipe fez o estaqueamento de concreto e o trapiche se estenderá até a cabeceira da ponte atual. Além disso, construirão um boulevard em deck de madeira, com guarda-corpo metálico, o que permitirá aos visitantes uma vista deslumbrante da lagoa.. Assim, a obra valorizará a paisagem local e criará um novo ponto de lazer para a população.
Além das melhorias no Centrinho, a Prefeitura iniciou a construção de uma nova praça no lado oposto da ponte, próxima à Avenida das Rendeiras. Essa praça ocupará o aterro da cabeceira da antiga ponte. No entanto, as duas praças não se interligarão, pois ficam em pontos diferentes. A revitalização concluirá no segundo semestre de 2025, quando os moradores poderão aproveitar o novo espaço urbano.
Novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira
Em outubro de 2024, a Prefeitura entregou o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira. A estrutura moderna oferece uma área coberta para espera, sanitários acessíveis e bicicletários. Localizado a 40 metros do antigo terminal, o novo espaço facilita o embarque e desembarque entre o Centrinho e a Costa da Lagoa. Assim, o acesso ao transporte lacustre foi melhorado, beneficiando tanto moradores quanto turistas.
Nova Ponte
A construção da nova ponte segue conforme o cronograma. Até o final de fevereiro, a equipe concluirá a estrutura de concreto do primeiro segmento, cobrindo o trecho entre o primeiro e o quarto pilares. Após isso, a equipe se concentrará no asfaltamento e na pintura das pistas. Em abril, liberarão uma das pistas para o tráfego, permitindo o desvio do trânsito e possibilitando a construção das cabeceiras. Com isso, a previsão é que a abertura total ao tráfego ocorra em maio.
O que já foi feito
Desde o início das obras, em abril de 2023, a equipe já alcançou importantes marcos. A equipe concluiu a construção dos aterros em rocha para as cabeceiras da ponte. Além disso, finalizaram o estaqueamento e a construção dos pilares de sustentação. A concretagem das pistas do segundo segmento também foi concluída, marcando um grande progresso na obra.
A nova ponte trará grandes benefícios ambientais. A oxigenação da água entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche, será aprimorada. A estrutura também permitirá maior capacidade para embarcações, facilitando a navegação. Além disso, a ponte contará com duas faixas de rolamento, passeios para pedestres e uma ciclovia bidirecional. Assim, a nova infraestrutura melhorará a mobilidade e a acessibilidade para diferentes tipos de usuários.
Investimento
O investimento de R$ 53 milhões garantirá a execução das obras ao longo de dois anos. A empresa Cejen Engenharia Ltda. é responsável pela construção. Dessa forma, a nova ponte trará mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas, além de melhorar a mobilidade e a estética da região.