Com 35 votos favoráveis, o deputado Leonel Pavan (PSDB) foi eleito 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (11/9). Ele ocupa a vaga que era de Silvio Dreveck (PP), que assumiu a Presidência do Parlamento estadual com o falecimento de Aldo Schneider (MDB), no mês passado.
Esta será a segunda vez que o parlamentar ocupa um cargo na Mesa da Alesc. Entre 2015 e 2017, ele foi 2º vice-presidente.
A candidatura de Pavan foi confirmada após Neodi Saretta (PT) e Manoel Mota (MDB) declinarem da indicação para o cargo. Prevaleceu entre os deputados o consenso de manter a representatividade das bancadas partidárias da Alesc na Mesa, já que o PSDB havia ficado sem vaga desde que o atual 2º vice-presidente Mário Marcondes, eleito para a função pela legenda em 2017, migrou no mesmo ano para o MDB.
“Fui convidado pelo deputado Marcos Vieira (PSDB) para assumir essa posição na Mesa da Assembleia e só aceitei depois que o deputado Neodi Saretta declinou da indicação. Esse Parlamento sempre buscou o consenso. Nunca nos dividimos nessas decisões e eu não iria terminar meu último mandato com divisões”, afirmou Pavan, que não disputará as eleições em outubro. Em maio deste ano, Pavan sofreu um AVC hemorrágico e se recupera da lesão.