Livros lançados em Florianópolis abraçam a tradição musical e a vida cotidiana

    "Cantigas Açorianas para Bailados e Danças de Rodas" e "Crônicas Amarelas" são lançados nessa semana - Fotos: Divulgação/CSC

    Dois lançamentos literários marcam a semana em Florianópolis. O primeiro ocorre nesta terça-feira (18/7) com o livro “Cantigas Açorianas para Bailados e Danças de Rodas”, de Dalner Barbi, que homenageia a rica herança dos imigrantes. Já na quarta (19) é a vez do jornalista Fernando Evangelista apresentar sua coletânea de crônicas em “Crônicas Amarelas”. Ambas as obras oferecem perspectivas únicas e valiosas para a história e identidade da região.

    Cantigas Açorianas para Bailados e Danças de Rodas – Dalner Barbi

    O lançamento do livro “Cantigas Açorianas para Bailados e Danças de Rodas”, de Dalner Barbi, resgata a musicalidade e danças que moldaram a cultura popular da antiga Florianópolis. O livro contém partituras e versos de canções trazidas pelos imigrantes dos Açores, representando uma valiosa contribuição para a preservação desse patrimônio cultural. O evento é nessa terça-feira (18), às 19h30, no Círculo Ítalo-Brasileiro, em Florianópolis, e contará com a presença do autor e uma apresentação do Grupo de Música Folclórica Açoriana Tocata da Casa.

    Publicidade

    “Cantigas Açorianas para Bailados e Danças de Rodas” valoriza as formas musicais do folclore açoriano, apresentando canções e arranjos que perpetuam a musicalidade originária dos Açores na cultura da região sul do Brasil. O livro, resultado de extensa pesquisa etnomusicológica, tem o propósito de disseminar esse patrimônio cultural entre as gerações atuais e futuras. A produção da obra foi financiada com recursos públicos, viabilizando um evento gratuito e aberto a todos os públicos no coração de Florianópolis.

    Crônicas Amarelas – Fernando Evangelista

    Na quarta-feira (19), a Associação Catarinense de Imprensa abrirá suas portas para o lançamento do livro “Crônicas Amarelas” do jornalista Fernando Evangelista, que ocorre pontualmente às 19h19. Coletando 72 textos selecionados de seu popular perfil no Instagram, o autor conquistou cerca de 45 mil leitores que se envolvem ativamente em suas crônicas, buscando histórias que inspirem e tragam leveza ao cotidiano. O autor, que já cobriu guerras e manifestações como repórter especial, traz uma abordagem irônica, lírica e bem-humorada aos temas do dia a dia.

    Para Evagelista, a repercussão online se deve a um sentimento mais ou menos generalizado de cansaço diante de tantas más notícias. “As pessoas sempre buscaram e vão continuar buscando histórias que lembrem que a vida, apesar dos pesares, pode ser boa”. Ele mesmo começou a escrever crônicas movido por esse sentimento, depois de ter produzido reportagens sobre temas espinhosos.

    O livro é publicado pela Dois Por Quatro Editora e estará disponível para compra no lançamento, que também contará com um coquetel oferecido pela Amore Gastronomia. Uma oportunidade única de conhecer o trabalho de um dos grandes cronistas de sua geração e apreciar sua perspectiva única sobre a vida contemporânea.

    Publicidade
    COMPARTILHAR