São José em 2021 atingiu o menor índice de roubos em seis anos. Dados levantados pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (7ºBPM) indicam que em 2016 foram cerca de 1.500 ocorrências desse tipo, cenário que mudou em 2021, quando foram registrados 309 roubos.
Na avaliação das instituições de segurança, a redução nos roubos está ligada com o aumento no número de apreensões de armas de fogo na cidade, que dobrou. Foram 45 revólveres apreendidos em 2020 e 93 no ano passado, somente em São José.
Os números da cidade também confluem com os do estado. Em janeiro Santa Catarina teve nova retração dos índices de criminalidade. O número de roubos registrados no primeiro mês do ano apresentou queda de 17,54%. Em comparação com os dados de janeiro do ano anterior, a taxa de homicídios caiu 3,49%.
O secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Vânio Dalmarco, destaca que a redução nos roubos (subtração mediante emprego de violência) reflete o objeto em comum do Poder Executivo e Polícia Militar: combate à violência. “Trabalhamos de modo integrado, sempre pensando em ações firmes e efetivas para combater estes atos na cidade”, reforça Vânio.
Vânio afirma que em 2022 o foco na segurança irá continuar. “Já fomos informados que o 7º Batalhão de São José receberá mais de 50 policiais recém formados, ou seja, quanto mais efetivo na rua, maior a sensação de segurança para quem passa pelo município”.
Gabinete Gestão Integrada
Nessa semana foi realizada a primeira reunião do Gabinete Gestão Integrada. O grupo, que se reunirá mensalmente, tem o objetivo de promover a conexão entre a prefeitura, órgãos de segurança como a Polícia Militar, Civil e Rodoviária e entidades representativas. O encontro é um espaço para que as instituições apresentem ideias e trabalhem em ações efetivas para melhoria na gestão da cidade.