O saragaço hoje foi grande em Florianópolis. Pescadores capturaram mais de 40 mil tainhas em um único lanço na praia de Naufragados, no sul da Ilha de Santa Catarina, nesta segunda-feira (26/6).Essa marca representa um dos maiores registros da história da região.
Segundo a contagem oficial dos pescadores do local, foram 40.616 puxados nesse lanço histórico.
Ao todo, a safra de tainhas na capital já ultrapassou 190 mil peixes, superando o resultado do ano anterior, conforme o “tainhômetro” da prefeitura.
Ver essa foto no Instagram
Na quinta-feira passada, encerrou-se a pesca por emalhe anilhado, permanecendo apenas o cerco artesanal nas praias, onde as redes são puxadas pelas pessoas na areia. Essa técnica tradicional exige esforço físico e trabalho em equipe. A captura expressiva reflete o potencial pesqueiro da região e a habilidade dos pescadores locais, desempenhando um papel relevante na cultura e economia local.
Um “saragaço” tradicionalmente é dito para a movimentação do lanço e a comemoração da captura de um cardume de tainha, além de ser um evento ao final da temporada, marcando uma comemoração geral de fim de safra.
+ Julgamento sobre casa em Naufragados é suspenso
+ Festival da Tainha no Mercado Público começa nesta terça-feira