As chuvas que afetaram Santa Catarina durante o último fim de semana resultaram na declaração de situação de emergência em pelo menos dois municípios do estado. As localidades também contribuíam com doações para o Rio Grande do Sul.
Segundo um relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), 12 municípios na região Sul catarinense enfrentaram o impacto das chuvas. Até o momento, Passo de Torres e Sombrio são os dois municípios que oficialmente declararam situação de emergência.
Outros quatro municípios – Araranguá, Maracajá, Praia Grande e São João do Sul – estão em processo de avaliação dos danos causados pelas chuvas, podendo também decretar situação de emergência. Até o momento, não foram registrados pedidos de assistência humanitária.
De acordo com o relatório divulgado pela Defesa Civil nesta manhã, um total de 415 pessoas estão desalojadas, com 205 em São João do Sul, 200 em Araranguá, seis em Passo de Torres e quatro em Jacinto Machado. Além disso, 111 pessoas estão desabrigadas, com 84 em Araranguá, sete em Forquilhinha, uma em Jacinto Machado e 19 em Sombrio.