De acordo com dados da Prefeitura de Florianópolis até o momento, 8.451 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 na cidade. No total, os dois lotes que o município está trabalhando são da Coronavac, com aplicação de 5.114 doses, e a Oxford-AstraZeneca, com 3.337 doses aplicadas.
Com a chegada de mais doses de vacina na cidade no início da semana, a Secretaria Municipal da Saúde começou a distribuir imunizantes para os 1.410 profissionais que trabalham nos postos de Saúde da capital. Todas as 49 unidades de Florianópolis realizam testes rápidos, acompanhamento e avaliação de pacientes com a doença respiratória, se tornando então, grandes aliados no combate à Covid-19.
“Olhar meus colegas e eu, que tanto estamos lutando ao longo desses meses, sendo imunizados é uma grande vitória para a saúde pública de toda a cidade”, comenta Sandra Ventura, enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde Coqueiros.
Enquanto novas doses não chegam, o Sistema Único de Saúde (SUS) faz o cadastro de idosos e atualização de dados para serem os próximos imunizados da doença. De acordo com a prefeitura de Florianópolis a maioria dos idosos do município já está cadastrada no sistema. Os dados atualizados fazem com que as pessoas permaneçam por menos tempo dentro de um posto de saúde quando forem imunizadas.
No momento, o número de cadastros no SUS aguardando a vacina é de 14.590 usuários acima de 75 anos, 39.005 usuários de 60 a 74 anos e 225.400 usuários de 18 a 59 anos.
A cidade de Florianópolis tem 53,5 mil casos confirmados de coronavírus, com 1.537 casos ativos e 401 óbitos pela doença Covid-19.