Quatro cavalos foram resgatados das ruas de São José pela prefeitura nas últimas semanas. A ação é em conjunto com a Polícia Militar, que tem convênio com o município para tratamento desses animais em situação de abandono.
Conforme informações da prefeitura, os cavalos foram resgatados em Potecas, Forquilhas, Alto Forquilhas e Sertão do Maruim, atendendo denúncias registradas na ouvidoria, redes sociais e para a Guarda Municipal.
Em decorrência das sucessivas ações de resgate, estão hoje sob a tutela da cavalaria da Polícia Militar 12 cavalos aguardando a apresentação do tutor ou, na ausência de um responsável, o encaminhamento para a adoção responsável.
O cavalo permanece no estábulo até sair o resultado dos exames para as doenças infecciosas. Confirmada sanidade animal, ele é solto no piquete junto com outros. Os animais permanecem na cavalaria num período de até 60 dias, prazo que o tutor tem para se manifestar.
Além de tirar os equinos das situações de abandono e fome, quando são deixados sem cuidados em terrenos baldios, o resgate impede que esses animais possam se envolver em acidentes de trânsito.
Em casos de cavalos soltos em via pública em São José, a denúncia pode ser realizada por meio do número 153 da Guarda Municipal, pela Ouvidoria da Prefeitura 0800-644-9040 ou 3381-0000 passando para o ramal da Fundação do Meio Ambiente.