A seleção de atrações para a Maratona Cultural de Florianópolis 2022 conta com a participação especial de duas referências na cena musical independente do Brasil e de Santa Catarina. A 8ª edição do evento, que ocorre em 8, 9 e 10 de abril, terá um palco assinado pelo portal Tenho Mais Discos que Amigos! (TMDQA!), comandado pelo jornalista Tony Aiex, e outro com artistas indicados pelo portal catarinense Rifferama, do jornalista Daniel Silva.
Para Tony, participar da Maratona será uma celebração à parte, já que o TMDQA! surgiu durante o período em que o paranense morou em Florianópolis, em 2009. Agora, o portal manezinho em sua essência volta à Ilha para apresentar um line up que mescla nomes locais com artistas de outras cidades que têm lançado trabalhos relevantes.
— Ter um palco com o nosso nome na rua, fazendo a curadoria e podendo celebrar a música ao vivo novamente após a fase mais complexa da pandemia será um dos pontos altos de todos os 13 anos de existência do site — comemora o jornalista.
Ao todo, serão sete shows com artistas indicados pelo TMDQA! na Escadaria do Rosário, no centro da Capital catarinense. Até lá, as atrações serão apresentadas por Tony no portal, com artigos, vídeos e fotos de cada uma.
O Rifferama também promete ter muita música boa no palco com o seu nome, que estará na Célula Showcase, uma das mais emblemáticas casas de show de Florianópolis. Comemorando nove anos do portal no ar, Daniel diz que participar do evento é motivo de orgulho.
— O espaço que a gente está ocupando é muito importante, chegar na Maratona Cultural, um evento consolidado, que já curti muito como público, é uma conquista. Para os artistas também é uma baita oportunidade. É um clima diferente quando rola a Maratona — destaca o nome à frente do Rifferama.
Daniel conta que selecionar as seis bandas que se apresentarão no palco da Célula foi uma prazerosa missão, pelo bom momento que vive a cena independente. O portal dedicado aos artistas catarinenses apresenta, em média, 20 lançamentos por semana, entre álbuns, EPs, singles.
— Tem muita música boa de todos os estilos que se possa imaginar, a gente tem artistas de ponta, alguns que estão furando a bolha de Santa Catarina, que estão tendo contrato com grandes gravadoras, que fazem shows fora, que vivem da música. Isso é sucesso, é poder viver fazendo o que a gente gosta — comenta Daniel.
Toda a programação da Maratona Cultural é gratuita e poderá ser conferida no site do evento ou no instagram @maratonacultural2022. Algumas atrações já foram confirmadas, como Bahiana System, Dazaranha, Fantástico Caramelo e Jovem Dionísio.
+ Artistas da Grande Florianópolis expõem na Fundação Cultural Badesc
+ Bandas de Floripa Bizibeize e Grillo e os Mosquitos lançam clipes