Maratona Cultural de Florianópolis volta com mais de 150 atrações

    Programação é totalmente gratuita e conta com apresentações infantis

    A 8ª Maratona Cultural de Florianópolis será um respiro de música, dança, teatro, exposições, de vida pulsante nas ruas da capital catarinense, depois de um longo período de distanciamento e incertezas. Após duas edições online, 42 pontos da cidade receberão mais de 150 ações culturais de 8 a 10 de abril, com entrada totalmente gratuita.

    A abertura oficial será na sexta-feira (8/4) no Jurerê Open Shopping, no norte da Ilha, com show das bandas Marelua (19h30) e Dazaranha (21h). As atrações musicais continuam no sábado (9), como o show do grupo BaianaSystem, diretamente de Salvador, no palco Kairós, às 20h30, no Largo da Catedral.

    — Estamos preparando uma programação super democrática para proporcionar um final de semana de cultura e diversão para os moradores e visitantes da nossa cidade. Certamente, é o que precisamos para celebrar a vida e valorizar nossos artistas — destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

    Publicidade

    Pensando em valorizar talentos dos mais diversos ritmos, a Maratona terá dois palcos assinados por referências da cena musical independente no país, o portal Tenho Mais Discos Que Amigos! (TMDQA!) e o portal Rifferama, de Santa Catarina. O palco TMDQA!, tomará conta da Escadaria do Rosário, trazendo nomes locais e nacionais, como Fantástico Caramelo, de Rio do Sul, Dandara Manoela, de Florianópolis, e a banda curitibana Jovem Dionísio, que se apresentam no sábado (9). Já o palco Rifferama, na Célula Showcase, no Saco Grande, lança os holofotes para destaques do hardcore catarinense na sexta-feira (8), como a banda Eutha, que celebra 30 anos na estrada, enquanto o sábado (9) será dedicado ao rap, com shows de Maloka Nunes, de Itajaí, Alka e MC Versa, da capital.

    A maratona musical segue no domingo (10) com a passagem do cortejo  Fanfarra da Ponte, a partir das 17h, saindo do MESC (Museu Escola Catarinense) em direção à Escadaria do Rosário, e se encerra às 22h com o show de FBC no palco TMDQA!. A programação musical completa pode ser conferida no site www.maratonacultural.com. Os ingressos são distribuídos 1h antes em cada local de evento.

    Programação infantil

    As crianças também terão uma programação dedicada com a Maratoninha Cultural, que começa às 10h de sábado (9) no Largo da Alfândega. No local, os pequenos terão acesso à biblioteca, jogos de mesa, espaço para desenhos, Quintal do Brincar Sesc, contação de histórias com Felícia Fleck e com o casal Bixu, sessões da Mostra de Cinema Infantil e apresentações teatrais. As atividades seguem no domingo (10) com exibições de filmes, brincadeiras, apresentação musical com Raiza Diatel e Taro Löcherbach e os espetáculos O Incrível Circo Flor, da atriz Gabriela Leite, Contos para Maria: A Bruxa do Cabelo Branco, da Traço Cia de Teatro, e Contos de um Reino Distante: Adivinha Adivinhão, da La Luna Cia de Teatro. No mesmo dia ocorre a caminhada cultural Toda vida reto – da Praça XV à Ponte Hercílio Luz: 100 anos de história, com o Guia Manezinho, e os tradicionais Boi de Mamão do Pantanal & Boi de Mamão de Jurerê se apresentando juntos pela primeira vez, às 17h.

    Mergulho na história

    Durante a Maratona Cultural o público também será conduzido para uma aventura na história de Florianópolis. Na sexta (8) o Guia Manezinho realiza a visita guiada “Uma noite na Casa da Memória”, às 22h, no local homônimo no centro da cidade. Já no sábado (9), às 22h, será a vez do Museu Histórico de Santa Catarina receber uma visita guiada, com destaque para as histórias e estórias de batalhas, fantasmas e conflitos que tiveram como palco o Palácio Cruz e Sousa. O espaço também recebe a exposição 200 anos de Fritz Müller com participação dos artistas Luiz Bernardes e Yara Guasque.

    Também no sábado (9) ocorre o Rolê da Mariquinha, a partir das 10h, um passeio pela galeria de arte a céu aberto no Morro da Mariquinha, com o guia Alex Correia, que se encerra às 13h com Samba do Barranco.

    Exposições, dança e teatro

    Os três dias de evento também serão dedicados à exaltação das artes plásticas, dança, cinema e teatro.  Na sexta-feira (8), a programação começa com a exposição Filhes da Liberdade: (cria)ação de afrofuturos, assinada por artistas locais, a partir das 18h, na galeria do Mercado Público, e com a exposição Ressoar, de Sergio Adriano H., a partir das 19h, na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti, na Praça XV de Novembro.

    Às 19h30 de sexta (8), o Largo da Catedral será palco do espetáculo Raiow Rainhas!, do grupo Rainhas do Radiador, de São Paulo. Às 21h, o Teatro do Sesc recebe a peça Desajustada, da companhia de teatro local Pé de Vento, e, às 23h, o Museu Histórico de Santa Catarina se transforma em palco para o espetáculo Dentre, do Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí.

    No sábado (9), das 10h às 19h, ocorre a pintura da Empena do Edifício Tiradentes, na Rua Nunes Machado, em parceria com a Balaclava e Street Art Tour. A ideia é representar em um grande mural ao ar livre as personalidades negras invisibilizadas. No mesmo dia, às 20h, o Teatro do Sesc recebe o show “As paredes têm ouvidos”, de A Corda em Si e Rodrigo Paiva, de Florianópolis, enquanto no domingo (10) tem Miguel – O Cavalivreiro, às 15h, e O Que Só Passarinho Entende, ambos espetáculos da Cobaia Cênica, de Rio do Sul, às 20h.

    Também no domingo (10), o Museu da Escola Catarinense recebe a exposição Schwanke; Sonetos Visuais, com curadoria de Maria Amélia Bulhões. A última noite de evento se encerra com o espetáculo Contestados, da Cia Mútua, de Itajaí, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição.

    Publicidade