Máscaras serão obrigatórias a partir de sexta (17) nos comércios de Florianópolis

A partir desta sexta-feira (17/4) o uso de máscaras de pano será obrigatório em Florianópolis para todos os profissionais que atuam no atendimento ao público na cidade e também valerá para a população que entra nos estabelecimentos.

Divulgada na semana passada, a medida da Prefeitura de Florianópolis faz parte das estratégias de enfrentamento para tentar conter a propagação do novo coronavírus na capital. Os estabelecimentos que atenderem ao público e fizerem atendimento de pessoas sem máscaras, ou funcionários sem o uso do objeto poderão ser multados ou interditados pela Vigilância Sanitária.

Em todo o estado, a medida também é obrigatória aos funcionários que atendem público para impedir a disseminação pelo contato com gotículas infectadas expelidas na fala. O uso do utensílio deve ser associado à lavagem de mãos.

Publicidade

Segundo a prefeitura, as máscaras de pano são para as pessoas sem sintomas, pois ajudam na prevenção do contágio de coronavírus. Os profissionais de saúde devem usar máscaras cirúrgicas N95.

Confecção das máscaras

As pessoas podem confeccionar suas próprias máscaras ou adquiri-las. A aquisição pode ser com costureiras locais, girando a economia e ajudando famílias da sua região. O governo da capital já disponibilizou um passo a passo para a confecção das máscaras.

Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais: Tecido de saco de aspirador, pano de prato, Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), fronhas de tecido antimicrobiano, Fronhas comuns de linho, cachecol/lenço.

+ Escolas profissionais de São José produzem máscaras de tecidos para doação

Publicidade