A imunização contra a paralisia infantil tem sido um desafio para a Secretaria de Saúde em São José. A baixa procura pela vacinação de crianças com idade de 1 a 5 anos acende um alerta no município, que registrou até agora adesão de apenas 19,21% do público-alvo, que registra mais de 12 mil crianças aptas para receber a vacina.
Os esforços do município para sensibilizar os pais da necessidade da vacina se traduzem na logística disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde no último sábado (27). Foram três pontos estratégicos: Shopping Continente, Policlínica de Campinas e a Avenida Central do Kobrasol. Apesar do fácil acesso às gotinhas, somente 144 doses foram aplicadas.
Embora o cenário seja preocupante, a Secretaria de Saúde continua trabalhando na garantia de oferta da imunização. Todas as Unidades Básicas de Saúde de São José estão aplicando a gotinha da poliomielite em crianças de 1 a 5 anos.
A diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Katheri Zamprogna, reforça que a quantidade de doses tomadas anteriormente não importa. “Se a pessoa tomou uma, duas ou três doses da pólio ela ainda precisa tomar a deste ano”, afirma.
A Poliomielite só pode ser prevenida com a vacinação e as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. A pólio é uma doença contagiosa causada por um vírus, que atinge crianças e adultos e pode resultar na paralisia nos membros inferiores.
A imunização é feita com a Vacina Oral Poliomielite, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite do esquema básico. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.
Vacinação contra pólio em São José
Durante a semana todas os postos de Saúde do município seguirão com as campanhas contra a Poliomielite e Multivacinação. O horário de atendimento das unidades é das 8h às 16h, para as unidades que fecham às 17h, e 18h para as UBSs que fecham as 19h. Em Campinas a vacinação segue até as 21h.