Nesta quinta-feira (20/12) o governador eleito Carlos Moisés se reuniu com os representantes de cada um dos órgãos de Segurança Pública, em Florianópolis. Além da conversa pontual sobre a situação do estado com cada instituição, o governador apontou os nomes para a atuação na nova estrutura.
Colegiado superior de Segurança Pública
Com a reforma administrativa, a atual Secretaria de Estado da Segurança Pública será gerida pelo colegiado superior de Segurança Pública. Os comandantes de cada uma das instituições se revezarão na presidência. O Colegiado será constituído pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias.
Para que o andamento dos trabalhos administrativos siga sem alterações, entre a transição de um presidente e outro, existirá um Diretor-Geral, nomeado também pelo governador eleito.
A cada ano um dos comandantes deverá assumir a presidência do colegiado superior. O sistema de rodízio será feito de acordo com a quantidade de servidores efetivos de cada órgão. O primeiro presidente será o Comandante-Geral da Polícia Militar, seguido pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, depois o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar e então o Diretor-Geral do Instituto Geral de Perícias.
O modelo é considerado inovador no Brasil e terá um regimento próprio, o que deve garantir maior integração entre as forças de segurança, trazendo mais resultados e aproveitamento dos recursos.
As chefias de cada corporação
Após a reunião, Moisés e a vice-governadora, Daniela Reinehr, anunciaram os nomes que irão compor o futuro colegiado superior de Segurança Pública.
O Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina segue com o Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior. Já no Corpo de Bombeiros o Comando-Geral se mantém com o Coronel BM João Valério Borges, até fevereiro de 2019, quando o futuro Comandante-Geral deve ser anunciado. O Delegado-Geral da Polícia Civil, como previamente anunciado, será Paulo Norberto Koerich e o IGP segue sob a direção de Giovani Eduardo Adriano. A Diretoria-Geral do Conselho de Segurança Pública ficará com o Coronel BM RR Flávio Rogério Pereira Graff.