Mulheres ocupam 50% dos cargos de primeiro escalão em São José

No corpo funcional, entre efetivos, comissionados e terceirizados, elas representam 79,02% dos servidores e colaboradores

Foto: Jeferson Régis / SECOM PMSJ

No Dia Internacional da Mulher, o destaque fica por conta da participação predominantemente feminina na administração municipal de São José. No secretariado, mais de 50% são mulheres. Elas comandam a Administração, Assistência Social, Comunicação Social , Educação, Saúde e o Comando da Guarda Municipal. No corpo funcional, 79,02% dos servidores – entre efetivos, comissionados e terceirizados – são também do sexo feminino.

A valorização e o reconhecimento da participação feminina na gestão municipal é um dos focos do mandato do prefeito Orvino Coelho de Ávila, que se estende também no setor Jurídico e superintendências. “Acredito que as mulheres podem e devem desempenhar cargos de liderança, assim como qualquer outro que quiserem. No que depender de mim, elas sempre terão apoio, incentivo e confiança”, reforça o chefe do executivo municipal.

A participação predominante da mulher do secretariado da administração josefense supera inclusive a regra nacional. Segundo Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quanto maior o poder de decisão em alguma função, menor é a presença feminina, conforme afirma o estudo. Uma realidade, no entanto, que não se confirma no primeiro escalão josefense, com mais de 50% de mulheres. O Censo, no entanto, confirmou que a força da mulher no serviço público é uma tendência nacional: mais de 50% dos servidores públicos no Brasil são mulheres.

Histórico
Publicidade

Servidora pública há 33 anos no município de São José e, atualmente primeira-dama, Sandra Mikulski destaca o conhecimento e oportunidades que a administração pública a proporcionaram. “Um outro ponto que acho relevante para as mulheres no setor público são as oportunidades de exercer cargos de comando, aqui as chances aparecem mais do que na iniciativa privada. Além disso, a equiparação salarial no serviço público também é um fator relevante quando comparado com a iniciativa privada”, observa Sandra.

Servidora efetiva desde 1999, a procuradora-geral do município de São José, Alessandra Cristina Laurindo Arruda, destaca historicamente, a conquista de espaços. “A construção e a ocupação de mulheres em cargos de liderança não é uma questão de polarização entre homem e mulher, mas sim um reconhecimento de um trabalho bem desempenhado”, afirma.

Nesta gestão, pela primeira vez, o setor jurídico do município tem uma composição formada por mulheres ocupando os cargos de Procuradora-Geral e Procuradora-Adjunta. Alessandra Cristina aponta, ainda, que a presença de mulheres em posições importantes incentivam as outras a buscarem esse espaço. “O sexo não é um impeditivo. Estamos aqui para aprender, contribuir e, principalmente, trabalhar respeitando as diferenças”, complementa.

Presença Feminina na Política

Não há como falar sobre mulheres no Poder Executivo sem citar a atuação feminina na política. Uma alteração na Constituição mudou o formato para registro de candidaturas que, desde de 2020, obriga os partidos a indicarem, no mínimo, 30% de mulheres para concorrer nas eleições. Estímulo que trouxe Méri Terezinha de Melo Hang para a política. Méri é presidente da Câmara de Vereadores de São José e está em seu terceiro mandato.

“O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de prestar o reconhecimento às mulheres que lutam e empreendem com coragem e determinação a defesa de seus direitos. Gratidão a todas mulheres josefenses pela luta extraordinária desempenhada em favor da justiça, da igualdade de direitos e também pelo aperfeiçoamento das instituições”, declarou a presidente do Legislativo de São José.

Publicidade