Municípios catarinenses registram recorde de chuva em janeiro

    A previsão é que fevereiro tenha chuva e temperatura acima da média em Santa Catarina

    Chuvas em janeiro nos municípios catarinenses
    Populações de diversas cidades catarinenses sofreram com as chuvas de janeiro, um mês de precipitações fora da média - Pref. de São Bento do Sul/Divulgação/CSC

    O primeiro mês de 2021 terminou com registro de quebra de recorde de precipitação em alguns municípios catarinenses, e, de acordo com as informações da Epagri/Ciram, janeiro também encerrou com anomalias de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. “Anomalia é a diferença do que choveu em relação à média climatológica do mês”, esclarece a metereologista Laura Rodrigues, ou seja, aquele ponto fora da curva.

    Mapa com precipitações nos municípios catarinenses
    Anomalia mensal de precipitação em SC em janeiro de 2021. Fonte: Estações meteorológicas da Epagri, INMET, Casan, ANA e outras instituições. – Elaboração: Maikon Alves(Epagri/Ciram)/Divulgação/CSC

    Segundo as informações registradas, as maiores anomalias de chuva (acima de 300 mm), aconteceram em Florianópolis e entre Joinville e Garuva, onde os totais do mês ficaram acima de 500mm e 600mm, como em Schroeder e na Grande Florianópolis.

    O recorde mensal absoluto foi registrado na Grande Florianópolis, com 686,4mm. O recorde anterior era janeiro de 2018, com 652mm. Em Urupema, o total de chuva de 391,2mm de janeiro de 2021 também é recorde mensal absoluto na região.

    Mapa com precipitações nos municípios catarinenses
    Precipitação mensal em SC em janeiro de 2021. Fonte: Estações meteorológicas da Epagri, INMET, Casan, ANA e outras instituições. -Elaboração: Maikon Alves(Epagri/Ciram)/Divulgação/CSC
    Publicidade

    A chuva que iniciou em 18 de janeiro, com a chegada da frente fria em Santa Catarina, fez com que cidades como Florianópolis e Palhoça declarassem situação de emergência por conta do acumulo de água nas ruas. Na capital, mãe e filha morreram por conta de um deslizamento de terra no bairro Saco Grande, e na Lagoa da Conceição houve o rompimento da lagoa de evapoinfiltração da Casan.

    Chuvas continuam em fevereiro

    De acordo com dados da Epagri/Ciram, o mês de fevereiro deve ser marcado por chuva frequente e temperatura acima da média em Santa Catarina, principalmente no Litoral. As meteorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, reforçam que em fevereiro a incidência de temporais com raios, granizo e ventania no estado é alta. A média mensal neste mês é de 150 a 170mm no Planalto e 190 a 210mm no Oeste, Meio Oeste e no Litoral.

    A previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em SC, com valores mais altos nos meses de verão (fevereiro e março). As temperaturas estarão mais altas devido às massas de ar quente que seguem atuando com frequência.

    Por Évelyn Cazão – redacao@correios.com.br

    Publicidade