Municípios da Granfpolis alcançam bons resultados no Ideb

    crianças sentadas em carteiras na sala de aula com os braços levantados
    Associação dos Municípios atua na melhoria da educação regional por meio do Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação - Foto: Divulgação

    A região da Grande Florianópolis comemora o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Dois municípios, Águas Mornas e Garopaba, estão entre os 20 melhores do Estado no resultado do ensino dos anos iniciais e outros dois, São Pedro de Alcântara e São José, estão entre os 25 melhores municípios do Estado no resultado do ensino dos anos finais, ambos das redes municipais.

    O assessor de Educação da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Antão Antônio David, diz que se sente feliz com os resultados da região, pois a união entre os municípios e a atuação do Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação está mais forte. “Nossos passos ficarão cada vez mais largos e próximos de uma educação de qualidade e as crianças terão novas oportunidades”, afirma.

    O assessor destaca ainda que a maioria dos municípios que compõe a Granfpolis cresceu em comparação aos anos anteriores, principalmente aqueles que participam do Programa ADE nas séries iniciais. A proposta agora é que a qualidade da educação seja ainda maior no próximo Ideb.

    Publicidade

    O prefeito de Águas Mornas, Omero Prim, após ver os resultados que seu município atingiu (7,2), parabenizou a todos os profissionais da educação pelo empenho. “Nós e o município de Garopaba estamos de parabéns, com certeza isto é fruto do investimento feito em educação e fruto da dedicação de todos que se empenharam e acreditaram que era possível fazer o melhor para nossas crianças”, enfatiza.

    A avalição do Ideb

    O Ideb faz uma avaliação em larga escala do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que traça metas de qualidade educacional para os sistemas de ensino. O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões.

    O Índice também serve de ferramenta para acompanhar as metas de qualidade dos Planos de Educação, do ensino básico. A meta é que até 2022 o Brasil tenha média 6,0 no Ideb, da qual corresponde a um sistema educacional de qualidade comparado a um país desenvolvido.

    A média da região é de 6,2, podendo ser comparada a média de países de primeiro mundo, afirma Mário Fernandes, secretário de Educação de Águas Mornas e presidente do Colegiado de Educação da Granfpolis. “O que precisamos agora é trabalhar nos próximos anos com os municípios que ainda não atingiram o esperado”, avalia.

    A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, por meio da assessoria de Educação, inicia no dia 10 de setembro um novo trabalho com os diretores de escolas das redes municipais para debater sobre os aspectos que precisam ser melhorados na educação. No decorrer do ano a proposta é realizar uma capacitação para os coordenadores das escolas e também para os professores, para que ano que vem a meta seja alcançada.

    Publicidade
    COMPARTILHAR