Municípios reforçam testagem para Covid

    Disparada de casos lota unidades de saúde nas cidades, que não têm amparo federal correto para o controle da pandemia

    O Brasil começa a viver uma nova onda de Covid após as festas de fim de ano. O avanço das infecções ocorre principalmente por conta da variante ômicron, considerada de preocupação por ser quatro vezes mais contagiosa. Para conter a pandemia, municípios em Santa Catarina estão fazendo testes de coronavírus com um lote distribuído pelo governo do estado no final de dezembro e com recursos próprios.

    Nacionalmente não há o devido apoio do Ministério da Saúde, mais empenhado em vender a narrativa política de uma suposta periculosidade da vacinação infantil e, assim, atrasar ao máximo a proteção das crianças. O MS pouco distribui testes rápidos e não coleta dados corretos que mostrem qual é o real cenário no Brasil. Enquanto os responsáveis nacionais giram em falso no negacionismo para desestimular a vacinação a partir de 5 anos, nas cidades milhares de pessoas enfrentam a realidade do aumento de casos de sintomas respiratórios, incluindo crianças.

    Em centenas de cidades do país as restrições começam a voltar após um período de respiro por resultado da vacinação. As restrições representam um controle para que a pandemia não volte a avançar ainda mais, mas objetivamente no momento há três pontos cruciais para frear as infecções: testagem, cuidados básicos (máscara, distanciamento, arejamento de ambientes) e a vacinação completa. A nova onda, ainda que mais contagiosa, tende a ser muito menos letal por conta da vacinação.

    Publicidade

    Na Grande Florianópolis não é diferente. As unidades de saúde públicas e privadas têm ficado lotadas nos primeiros dias de 2022, com horas de espera por centenas de pessoas com sintomas respiratórios, além das demais demandas. Com isso, as prefeituras procuram reforçar os atendimentos no SUS, assim como agilizar a testagem, que é crucial para o isolamento de quem está com infecção por coronavírus.

    Testagem em São José

    Serviço de testagem da Covid-19 atende pacientes sintomáticos em São José
    Serviço de testagem da Covid-19 atende pacientes sintomáticos em São José em três locais, além das UBSs – PMSJ/Divulgação/CSC

    Em São José, os pacientes de São José que apresentam sintomas respiratórios podem procurar o atendimento na UPA 24h, localizada no bairro Forquilhinha, e nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto nas UBS da Forquilhinha, Serraria e Bela Vista, que atendem até as 19h, e a Policlínica de Campinas, que faz atendimento de casos de Covid-19 das 7h às 22h.

    Já os testes rápidos estão sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, localizada no bairro Forquilhinha, e Policlínica de Campinas, assim como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Os testes só acontecem mediante a apresentação da solicitação médica, de um documento com foto e comprovante de residência ou o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São José.

    Na Policlínica de Forquilhinha, os pacientes podem realizar a testagem de RT-PCR das 8h às 12h e das 13h às 16h. Os pacientes devem acessar o local pela entrada lateral, no primeiro andar da unidade.

    Testagem em Florianópolis

    Em Florianópolis a testagem para coronavírus ocorre no Sead, no Centro. Pessoas com sintomas de Covid são encaminhadas pelas equipes de saúde e pelo Alô Saúde Floripa. Além do Sead, há outros quatro centros de testagem, que funcionamento pelos encaminhamentos. A equipe avalia o melhor teste e conduta para cada caso.

    Nesta terça, além de anunciar o cancelamento do carnaval de rua neste ano, o prefeito, Gean Loureiro, afirmou que vai abrir mais dois ginásios para testagem e mais dois caminhões que vão percorrer a cidade fazendo a aplicação dos testes, de forma a tentar controlar a pandemia e evitar mais restrições.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade