No final dessa sexta (14) e início da madrugada de sábado, a Polícia Rodoviária Federal realizou uma fiscalização de alcoolemia na BR 101 em São José. O objetivo foi coibir a mistura de álcool e direção. A fiscalização iniciou por volta de 22h30 e terminou à 01h30 desse sábado.
Em três horas de fiscalização o grupo de 18 policiais rodoviários federais lavrou 61 autos de infração, sendo que 35 foram por embriaguez ao volante. Segundo a PRF, houveram vários casos de motoristas sem habilitação e outras irregularidades.
A polícia usou o etilômetro passivo para fazer a triagem dos motoristas. O equipamento é um pequeno bastão que capta a presença de álcool no ar e não exige que o motorista assopre um bocal. Segundo a corporação o uso desse equipamento agilizou os procedimentos e permitiu que mais motoristas fossem fiscalizados. A multa por dirigir sob o efeito de álcool – assim como a recusa para o teste – é de R$ 2.934.70.
Além disso, um veículo clonado foi retido pelos policiais. Também foram lavrados termos circunstanciados por porte de maconha e cocaína.
No final de semana de 8 e 9 de junho a PRF também flagrou 97 motoristas embriagados em Santa Catarina.
Blitz em Florianópolis
Também na noite dessa sexta a Guarda Municipal de Florianópolis fez uma blitz na Av. Paulo Fontes, no Centro. Segundo a guarda, não foram encontrados motoristas embriagados. Algumas infrações constatadas foram condução de veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, dirigir sem possuir CNH e conduzir veículo com total ou parcialmente coberto por película.