Após um processo judicial originado em 2021, o município de Florianópolis rompeu contrato a empresa FG Soluções Ambientais para coleta de lixo convencional. Com isso, a prefeitura anunciou que agora a Racli será a nova responsável pelo serviço nas regiões Norte, Continente e Centro de Florianópolis dentro de 10 dias.
Enquanto isso, funcionários da Comcap foram acionados emergencialmente para cobrir a coleta. A prefeitura argumenta que o serviço terceirizado saíra mais barato: antes a FG cobrava R$ 207,58 por tonelada recolhida e a Racli ofereceu R$ 189/tonelada.
Conforme comunicado municipal, a coleta de rejeito nas regiões da Praia do Meio, Coqueiros e Bom Abrigo, no Continente, será realizada no período da tarde, a partir das 14h, às terças, quintas e sábados. Já na Praia do Forte, passa a ocorrer no período da manhã, a partir das 7h, também às terças, quintas e sábados. Esses roteiros eram feitos à noite. A coleta de lixo nas demais localidades atendidas pela empresa terceirizada deve permanecer no mesmo dia e horário, segundo a prefeitura.