Novas rotas internacionais já aumentam o movimento de passageiros em Santa Catarina. Em julho, o crescimento chegou a 225% em comparação com o mesmo período de 2023.
O Aeroporto de Florianópolis contabilizou 62.743 passageiros, impulsionado pela operação da Copa Airlines com voos para o Panamá. Esse resultado marca o melhor desempenho de julho em 24 anos, segundo a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Além disso com as novas rotas, Santa Catarina agora ocupa o terceiro lugar no fluxo internacional, atrás de Guarulhos e Galeão, e superou Viracopos, Brasília e Confins. O governador Jorginho Mello afirma que essa conquista reflete o esforço conjunto do governo. O estado buscou rotas internacionais diretas no Panamá e em Portugal, e ainda criou uma nova lei de incentivo para combustíveis.
De acordo com o secretário da SPAF, Ivan Amaral, a rota para a América do Norte pela Copa Airlines se destaca. Ele ressalta que os dados da TAP serão adicionados, com os voos tendo iniciado apenas em setembro.
No setor de cargas, o crescimento foi igualmente expressivo. Em julho, o aumento chegou a 109,1%, com 325,8 toneladas transportadas pelo Aeroporto de Florianópolis. No acumulado do ano, o movimento internacional de passageiros já cresceu 116,8%. Entre janeiro e julho, 514.674 passageiros passaram pelos aeroportos de Florianópolis e Navegantes, superando o total de 2023.
Além disso, o transporte de cargas subiu 48,6% no mesmo período. Ivan Amaral projeta um resultado histórico para 2024, com novas operações programadas para o segundo semestre.