Um novo deslizamento de terra em frente ao Morro da Caixa provocou a interdição da Via Expressa no sentido BR-101 na manhã desta segunda-feira (25/1). Por conta da chuva e deslizamentos no mesmo ponto do sábado (23), uma pista da Via já havia sido interditada e a limpeza do local estava sendo feita. A previsão é de que a Via Expressa fique interrompida por 3 horas e o indicado é pegar a ponte Hercílio Luz para sair da ilha.
A Guarda Municipal informa que a Cetep, que presta serviço ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estava retirando o material do último deslizamento na Via expressa quando ocorreu um novo deslizamento.
O prefeito Gean Loureiro determinou que equipes com o maquinário da prefeitura se desloquem para o local para auxiliar na desobstrução. A prefeitura informou que já conseguiu liberar uma faixa, mas as outras vão demorar. Continua a orientação para usar o Estreito e a Ponte Hercílio Liz como rota alternativa. O trânsito deve ficar muito pesado. A recomendação do poder público é evitar sair da ilha.
Em vídeo, o prefeito informou que às 14 horas pretendem liberar a segunda pista e que o trabalho de retirada de pedras e outros materiais será realizado até às 16 horas. Ele ainda reforçou para que não se utilize a ponte Colombo Salles para ir da ilha ao continente, orientando para que se evite deslocamentos desnecessário. “Se possível, fique em casa. O solo tá encharcado e ainda tem muita chuva para vir”, explica.
Florianópolis decretou situação de emergência pelos estragos causados pela chuva e previsão de mais chuvas no município.