Novo prédio do Instituto de Cardiologia vai dobrar capacidade de leitos

    Novo prédio do Instituto de Cardiologia vai dobrar a capacidade de leitos, passando de 126 para 245, com 40 leitos de UTI.

    Foto: Divulgação

    O governador Jorginho Mello, acompanhado pelo secretário de Saúde Diogo Demarchi, anunciou, nesta terça-feira (18/02), a construção de um novo prédio para o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC). O novo edifício será erguido no estacionamento superior do Hospital Regional de São José (HRSJ) e trará importantes melhorias no atendimento à população.

    Com essa obra, a capacidade de leitos será ampliada, passando de 126 para 245. Além disso, 40 desses leitos serão destinados à UTI. Atualmente, o ICSC funciona dentro do HRSJ. Com a nova unidade, o hospital poderá expandir seu atendimento, liberando leitos e, assim, proporcionando um atendimento melhor para outros pacientes.

    “O nosso compromisso é com a saúde da população. Hoje, damos um passo histórico para melhorar o atendimento em Santa Catarina. Vamos praticamente dobrar a capacidade de leitos, passando de 126 para 245. Além disso, vamos tirar o Instituto do Hospital Regional e liberar esses leitos para atender melhor os pacientes. Estamos investindo recursos próprios e, ao mesmo tempo, buscando apoio em Brasília. Aqui, o que prometemos, fazemos”, declarou o governador.

    Publicidade

    O secretário Diogo Demarchi ressaltou os esforços realizados desde 2023 para viabilizar a obra. Ele também anunciou que a publicação do edital está prevista para o primeiro semestre deste ano. “A construção do Instituto de Cardiologia é uma promessa de mais de 30 anos. O ICSC sempre esteve em outros hospitais, como o Celso Ramos, e, mais recentemente, no HRSJ. Agora, com os projetos prontos e aprovados, chegou o momento de dar andamento à obra”, afirmou.

    O ICSC, que é referência em cirurgias cardiovasculares e procedimentos intervencionistas, atende exclusivamente pelo SUS. O Instituto oferece serviços médicos, ambulatoriais e de internação, principalmente à população da Grande Florianópolis. No entanto, ele também recebe pacientes de outras regiões de Santa Catarina, atendendo à demanda estadual.

    Publicidade